Doenças do Neuro Motor

neurologia-menor.jpg

O neurônio é a célula mais importante do sistema nervoso, sendo responsável pela condução do impulso elétrico de uma célula para a outra. 

É o neurônio que passa as informações sensitivas, motoras e proprioceptivas do cérebro para os músculos, fazendo-os contrair ou relaxar. 

Assim, possuímos neurônios sensitivos e motores, onde cada um atua de forma independente: o sensitivo leva as informações do meio externo para o interno, sendo elas de temperatura (calor e frio), tato leve e profundo e dor. O motor, carrega os impulsos do centro para a periferia, isto é, do sistema nervoso central para o periférico, chegando até os músculos. 


As doenças do neurônio motor são um defeito geral na maneira pela qual um neurônio motor (neurônio responsável pelos movimentos de contração e relaxamento muscular) interage com o músculo pelo qual é responsável, podendo ser uma disfunção dos neurônios inferiores, ou dos neurônios superiores que coordenam primariamente a ação. São doenças do neurônio motor: poliomielite, esclerose lateral amiotrófica e atrofia muscular espinhal progressiva.