Como deixar o banheiro mais seguro?

Sente-se para tomar banho. Dificuldade com transferências, falta de equilíbrio e medo de cair afeta a capacidade das pessoas de tomar banho com segurança

 

À medida que a força das pernas diminui, pode ser necessário mudar de banheiras para chuveiros. Com pouca fraqueza nas pernas, você pode conviver com uma barra de apoio vertical que ajude  a entrar ou sair da banheira.

 

Utilize um banco na banheira com borracha nos pés para não deslizar e utilize um chuveiro de mão. Existem modelos de bancos que pode utilizar na banheira inclusive com apoio de braços e outros acessorios.

 

Um chuveiro de mão flexível é uma necessidade para direcionar a água onde necessário. Prenda-o na parede onde você pode alcançá-lo facilmente enquanto estiver sentado. Certifique-se de que todos os seus acessórios de banho também estejam ao seu alcance sem estar em pé. Acessórios de banho, como esponjas e escovas de banho de cabo longo, aumentam muito o acesso a partes do corpo sem exigir demais.

 

Compre sabonetes líquidos que se ligam a uma torneira ou o coloque de fácil acesso.  Não use uma barra de sabão que possa cair e criar uma área escorregadia no ladrilho. 

 

Considere pendurar um telefone sem fio ou um telefone celular na parede do chuveiro, onde ele não ficará molhado. Quando estiver totalmente sozinho, você terá seu telefone à mão em caso de emergência ou uma ligação importante.

 

Evite escorregar em pisos molhados. Coloque tiras antiderrapantes ou um tapete de borracha com ventosas no fundo da banheira ou chuveiro.

 

Monte barras de apoio na parede dentro do chuveiro que sejam parafusadas. Substitua as portas deslizantes por uma cortina de chuveiro. As portas deslizantes não oferecem espaço suficiente para facilitar a entrada no chuveiro. (Cuidado: é extremamente importante substituir a barra que segura a cortina  por uma haste de aço inoxidável montada com segurança. A coisa mais comum a agarrar durante o banho é a cortina do chuveiro e a própria haste da cortina.) Livre-se dos recipientes de vidro e substitua-os por plástico.

 

Para maior segurança e facilidade, coloque um assento elevado e / ou uma estrutura de segurança ao redor do vaso. Levantar-se com a armação é muito mais fácil do que se levantar com barras de apoio. 

 

Bidês pessoais são úteis para a higiene pessoal. Um bidê portátil pode ser anexado a qualquer vaso sanitário padrão e melhora a independência de pessoas com função manual limitada ou equilíbrio insuficiente. Da mesma forma pode adapar próximo ao vaso sanitário uma ducha higiênica.

 

Se vestindo.  

Para algumas pessoas, a tarefa de se preparar pela manhã pode ser igual a um dia de trabalho. Tomar banho, vestir-se, fazer a barba, pentear. Por isso podem precisar de períodos de descanso após o banho e / ou se vestir, senão terão pouca energia para aproveitar o resto do dia. 

 

 

61kh12x3CvL._AC_SL1500_.jpg

 

Aqui estão algumas idéias para ajudar a minimizar o gasto de energia em higiene.

 

Uma alternativa a um banho é o uso de lenços umidecidos,  que contêm uma fórmula que limpa, desodoriza e hidrata a pele. Não é necessário enxaguar, basta usar e jogar fora.

 

Aplicar maquiagem nos olhos é outro drenador de energia, que pode ser eliminado com a aplicação permanente de maquiagem nos olhos. Uma precaução aqui: peça a pessoas de confiança que encaminhem pessoas especializadas em maquiagem para os olhos e que estejam licenciadas para fazer esse tipo de tatuagem. 

 

Linda J. uma sobrevivente de pólio de 45 anos que ainda trabalha em período integral, estima que economiza 20 minutos e muito cansaço no braço, seguindo o caminho da maquiagem permanente.

 

 

Fonte: Pós Pólio Internacional.