Dor nas costas e cadeira de rodas!

Essa pergunta foi feita por uma sobrevivente da Pólio, ao Dr. Maynar, especialista em Saúde Pós Pólio!

 

"Eu tenho tido muita dor parte inferior das costas. Procurei grupos musculares e acho que sei o que está causando o problema. Sento-me na minha cadeira nove ou mais horas, seis dias por semana, a fim de sobreviver financeiramente. 

 

Eu nunca percebi que sentar em uma cadeira de rodas poderia atrofiar alguns grupos musculares. Você tem alguma palavra de sabedoria para quem usa cadeiras de rodas? À noite, deito-me depois do jantar para assistir TV e relaxar.

 

 

Resposta Dr Maynard:

 

Sentar oito horas ou mais em uma cadeira de rodas - ou em qualquer cadeira - pode levar a dores nas costas. A principal razão é o aperto dos músculos das costas e das articulações por permanecerem tanto tempo em uma posição constante, especialmente se os músculos estiverem sob constante contração  para manter a posição sentada.

 

Embora seja verdade que posturas prolongadas de sentar possam levar à atrofia dos músculos glúteos que compõem as nádegas, e a atrofia possa estar associada ao desenvolvimento de dores nas costas, na minha experiência, a atrofia raramente é a causa dessa dor. Isso é verdade para pessoas ambulatoriais e pessoas com deficiências neuromusculares.

 

Se você está sentada em uma cadeira de rodas, presumo que você não anda muito, se é que caminha. Você fica de pé e andando por períodos curtos? Há quantos anos você usa cadeira de rodas? Meio período ou exclusivamente? Você já teve muito peso nos músculos glúteos desde a pólio aguda?

 

Com base na minha experiência com pacientes pós-pólio que desenvolvem nova dor nas costas, seriam as longas sessões o problema, principalmente porque estão ficando mais velhos e sentando mais do que nunca, eu recomendaria três estratégias principais de gerenciamento:

 

1) Exercícios de alongamento podem ser muito úteis para reduzir esse tipo de dor nas costas. Você pode verificar com um fisioterapeuta, exatamente que tipo de exercícios e posições de alongamento  poderão ajudar a melhorar sua dor.


 

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2) A postura sentada deve ser quebrada a cada uma ou duas horas, por até cinco minutos cada, isso ajuda a minimizar a dor nas costas devido à sessão prolongada. Levantar-se e arquear as costas, se possível, é uma opção simples. No final de um longo período de sessão contínua, deitar-se na posição horizontal e fazer alguns alongamentos simples da coluna vertebral e do quadril é outra opção. Essa opção pode ser bastante difícil para algumas pessoas com deficiências graves devido à ajuda necessária para isso, mas pode ser muito útil, mesmo que seja feita apenas uma vez ao final de um longo dia de trabalho.

 

3) Assentos ergonômicos são outra estratégia útil. Consulte um Terapeuta Ocupacional ou fisioterapeuta  para avaliar sua posição sentada em sua cadeira habitual. A quantidade de apoio para as costas, a firmeza / maciez da interface do assento, a necessidade de altura diferencial do assento para corrigir a assimetria do tamanho das nádegas e da obliquidade pélvica, a profundidade do assento e a altura do assento do chão ou dos pés são as alterações mais comumente necessárias para criar uma postura ideal para sentar por longos períodos sem dor.

 

Espero que você ache essas sugestões úteis. Por favor, obtenha ajuda profissional se as sugestões simples não a ajudarem o suficiente.

 

 

Fonte: © Post-Polio Health International - Dr. Maynard.