Cadeira de Rodas - Como evitar o desconforto e a dor?

Se você usa uma cadeira de rodas, é importante tentar usar posições alternativas periodicamente ao longo do dia. Se você tem a capacidade de se levantar periodicamente, tente fazê-lo. Se você tem a capacidade de se deitar periodicamente, tente fazê-lo.

 

Dicas simples que podem ajudar muito!

 

Certifique-se sempre de estar sentado nas nádegas e não no cóccixSe possível, use uma cadeira firme. Escolha uma cadeira com altura das costas, altura das pernas e profundidade do assento que se adapte bem ao seu corpo.

 

Lembre-se da regra "90 °": Ao sentar, a altura da cadeira deve permitir que os quadris dobrem a 90 ° e os joelhos dobrem a 90 °. Se você estiver sentado usando uma mesa para trabalhar, adapte a altura da mesa à altura do corpo para que o ângulo dos cotovelos seja 90 ° quando os ombros estiverem relaxados.

 

Se seus pés não tocarem o chão, isso tenderá a arquear as costas. Para resolver esse problema, coloque algo sob os pés para que o ângulo dos quadris e joelhos seja 90 °.

 

Colocar almofadas sob as axilas ajuda a aliviar o estresse da coluna. Seus ombros permanecem relaxados e seu abdômen não precisa se esforçar tanto para manter sua coluna em uma postura normal.

 

Muitas cadeiras são construídas de uma maneira que torna impossível sentar-se nelas sem se inclinar para trás.  Se a cadeira ou o assento do carro não permitirem que você se sente na posição vertical sem se inclinar para trás, coloque um travesseiro grande verticalmente entre as costas e a cadeira.

 

Se estiver trabalhando em uma mesa, sente-se próximo para que seu peito e abdômen fiquem perto da superfície de trabalho e seus antebraços possam descansar confortavelmente na mesa.
 

Se a mesa for muito alta para permitir isso, considere usar uma prancheta no colo apoiada contra a mesa para fins de escrita.

 

Ao dirigir, sente-se perto o suficiente do volante para que suas pernas não fiquem totalmente estendidas quando você trabalha com os pedais do carro.

 

Ao sentar-se por qualquer período de tempo, tente sentar-se de forma a ficar de frente para o objeto que está olhando. (Exemplos: pessoas falando, TV, um livro etc.) Se você usa uma tela de computador, ajuste-a para poder olhá-la diretamente na horizontal. Você nunca deve olhar para a tela e inclinar a cabeça para baixo mais de 10 ° .

 

Quando estiver dentro de um carro, não vire constantemente a cabeça para o lado para falar com os companheiros de carro. Olhe para frente quando falar. Ter que girar a cabeça ou o tronco repetidamente ou por longos períodos para uma direção ou outra coloca pressão sobre os músculos que podem facilmente criar dor.


 

N43577_2_Nrs_Heavy_Duty_Overbed_Chair_Table.jpg

Se você trabalha em uma mesa por um período de tempo, lembre-se dos seguintes princípios.

 

1. Coloque todos os itens que você usa constantemente durante o dia perto de você, para não estender os braços mais do que alguns centímetros para alcança-los. Por exemplo, eu coloco telefone, calculadora e agenda de compromissos que uso  constantemente em forma de U em volta do meu assento.

 

2. Periodicamente,  alterne de que lado da mesa o telefone, a calculadora etc. estão. Assim, você pode alternar qual lado do seu corpo você usa a qualquer momento para essas tarefas, diminuindo a fadiga muscular.

 

Se você usar o telefone excessivamente durante o dia, considere usar um fone de ouvido para evitar fadiga no pescoço e nas mãos.

 

LEMBRE-SE: Se possível, levante-se a cada 15 a 20 minutos para alongar.  Se você não conseguir se levantar, mude de posição na cadeira e estique as partes do corpo que puder. Se possível, alterne periodicamente para uma posição deitada! 

 

 

 

Fonte: Pós Pólio Internacional, dicas para minimizar a dor.