Dicas de como deixar sua cozinha mais amigável!

Como estamos mais tempo em casa, porque não aproveitar para facilitar a nossa Vida. Vejam abaixo algumas dicas de como tornar sua cozinha mais adequada as suas necessidades...

 

Muitos de nós arrumamos nossa cozinha nos dias em que éramos fisicamente capazes, então o que importava se tivéssemos que dar passos extras ou carregar panelas pesadas? Agora, no entanto, temos uma quantidade finita de energia e força e precisamos avaliar se a cozinha atende às nossas necessidades. Dedique alguns minutos, sente-se, olhe em volta e avalie sua cozinha.

 

 

Armazenamento
Primeiro, abra suas gavetas e armários e doe itens que você não usa mais. Em seguida, pegue os itens que você usa com mais frequência e guarde-os a uma altura entre a cabeça e os quadris. Essa é uma “zona de segurança” pronta para trabalhar ou elevar as coisas com menos energia e tensão para os músculos e articulações.

 

Parece que tudo o que você precisa está sempre no fundo ou na parte de trás, então o princípio aqui é guardar pratos em pilhas de sua própria espécie. Não coloque pires pequenos em cima de grandes ou tigelas pequenas dentro de tigelas maiores. Compre grades de arame revestidas de vinil para empilhar pratos do mesmo tamanho. Em seguida, organize panelas, frigideiras para que você não precise levantar os itens superiores para chegar ao fundo

 

O armazenamento vertical funciona bem para frigideiras e assadeiras. Se você tiver espaço, pode pendurar panelas e frigideiras em um painel em vez de empilhá-las.

 

Trabalhe com prateleiras na altura adequada para armazenar especiarias e condimentos. Coloque os itens usados ​​com frequência na prateleira mais baixa e os itens menos usados, mais alto. 

 

Na despensa, organize seus enlatados  e caixas de acordo com a forma como os utiliza e coloque os itens que você usa com mais frequência onde eles são mais acessíveis - entre a cabeça e os quadris. Se as prateleiras da despensa forem profundas o suficiente para acomodar mais de uma camada, faça a segunda e a terceira camada iguais à primeira. Isso significa que você coloca uma lata de pêssegos atrás de outra lata de pêssegos, mas não atrás de uma lata de tomate. Dessa forma, você pode ver rapidamente seu inventário e não precisará retirar itens para obter o que deseja

 

Obtenha ainda mais espaço de armazenamento conectando uma prateleira de arame na parte traseira de uma porta da despensa para guardar caixas, latas e garrafas. Use caixas de empilhamento sobre rodas para batatas e cebolas.

 

Facilite o acesso,  instalando prateleiras deslizantes, caixotes, cestas e bandejas de prateleiras para tornar seus armários básicos utilizáveis ​​para materiais de limpeza, alimentos básicos e louça. Coloque as gavetas inferiores em roletes que possam ser abertos e fechados facilmente com o pé ou bengala. As alças em forma de D nas gavetas e nas portas do armário são mais fáceis de usar.

 

 

 

cozinha-7.jpg

Aparelhos
Pequenos, como um abridor de latas, podem ser acoplados embaixo de um armário superior. Se você não deseja que aparelhos maiores bagunçam o balcão, guarde-os em uma prateleira deslizante em um armário de base e peça a um técnico que instale uma tomada elétrica na parte traseira do armário. O seu liquidificador ou o que mais for necessário ficarão sempre conectados, você pode simplesmente desenrolá-los e só precisa levantar o componente lavável.

 

Ao comprar aparelhos, considere aqueles que serão fáceis de usar se a sua condição mudar e você precisar se sentar ao executar as tarefas. Um refrigerador lado a lado permite o acesso ao refrigerador e ao freezer, e os controles frontais no fogão e no forno eliminam a necessidade de alcançar os queimadores quentes.

 

 

Organizar por atividade
Você usa tempo e energia desnecessariamente coletando suprimentos ou equipamentos para realizar um trabalho que é feito com frequência? Tente armazenar coisas que são usadas juntas em um só lugar. Por exemplo, coloque a lata de café, a cafeteira e os filtros juntos pelo plugue ao lado da pia. 

 

Mantenha os suprimentos perto  da área de primeira utilização. Por exemplo, as panelas geralmente são usadas primeiro na pia, porque você coloca água nelas antes de levá-las ao fogão.

 

Compre duplicatas  de itens usados ​​com frequência, como medidor de  xícaras, colheres, facas e guarde-as em cada área em que são usadas.

 

Essas são algumas dicas, use a sua criatividade, para facilitar o que for possível, o que vale é poupar a sua energia!

 

Fonte: Pós Pólio Internacional.