A Deficiência define sua Vida?

Os indivíduos que lidam positivamente com a questão, se concentram no que podem fazer, e não no que não podem fazer; desempenham um papel ativo em suas vidas, em vez de responderem como vítimas passivas!

 

As pessoas que lidam bem com a questão apreciam suas realizações e não se depreciam porque não cumprem algum padrão "normal". Os indivíduos participam de várias atividades, compartilham a satisfação de viver e gerenciam dificuldades, fazendo mudanças em seus ambientes físicos e sociais, como a eliminação de barreiras arquitetônicas em suas casas e a criação de novos amigos. Eles não esperam uma cura para consertar tudo.

 

Para viver em condições satisfatórias com suas limitações aumentadas, os sobreviventes da poliomielite  precisam fazer mudanças realistas de valor; isto é, eles não podem negar sua deficiência. Quando as pessoas lidam com sucesso com sua deficiência, sua capacidade de mudar e manter relacionamentos é aprimorada. Quando sucumbem à sua incapacidade, suas vidas e a vida das pessoas ao seu redor são influenciadas negativamente.

 

Após o ataque agudo do poli vírus, os sobreviventes foram submetidos a um programa de reabilitação exigente. Eles aprenderam novas maneiras de participar de atividades físicas e aprenderam técnicas de enfrentamento emocional.  A compreensão desses estilos de adaptação às deficiências causadas pela poliomielite podem ajudar sobreviventes e profissionais de saúde a lidar cooperativamente com seus efeitos tardios.

 

Os efeitos tardios da poliomielite, que surgiu décadas depois, podem ser complexos e angustiantes, pois despertam memórias dolorosas que podem interferir na necessidade de fazer grandes mudanças no estilo de vida. 

 

 

lidar-deficiencia.jpg

 

 

No entanto, os sobreviventes geralmente percebem que as mudanças, em seu próprio ritmo, são administráveis ​​e usam suas habilidades originais de enfrentamento para se ajustar com sucesso pela segunda vez.

 

Os Sobreviventes da Poliomielite, aprenderam a trabalhar duro para cumprir metas e superar  adversidades! Determinação, firmeza, consistência e solução de problemas - são as ferramentas essenciais para a reconstrução de vidas…. ”

 

 

Trecho do "Manual sobre os efeitos tardios da poliomielite para médicos e sobreviventes", da PHI.