Meu nome é Marlene Santos Gomes, tenho 49 anos, nasci na cidade de Guarulhos e atualmente moro no município de Carapicuíba. Fui apresentada ao Instituto Giorgio Nicoli pelo Grupo G-14, na pessoa da Andreia, onde desde então, tem me ajudado muito no desenvolvimento físico, psíquico e motor.
Sou uma sobrevivente poliomielite da década de 70, mesmo estando em dia com todas as vacinas, tive um sarampo bem agressivo, fiquei isolada no Hospital Emílio Ribas e logo em seguida tive a Pólio aos 4 anos de idade.
A princípio os médicos não sabiam o que era de fato, eu parei de andar, meu pé entortou e minha mãe ficou intrigada ,espetou meu pé com uma agulha e teve certeza que era poliomielite , pois eu não tinha sensibilidade..
Retornou ao hospital e alertou os médicos, uma junta médica confirmou o diagnóstico. Imediatamente fui encaminhada do Hospital das Clínicas , para o Hospital Anchieta, onde foram realizadas três cirurgias de correção no pé esquerdo.
Até hoje me recordo da longa temporada que passei lá. A recuperação foi muito demorada, anos e anos de fisioterapia, eu só conseguia rastejar pelo chão, aos poucos com muito esforço da minha mãe que me carregava no colo nas idas ao hospital e fisioterapia, fui ganhando equilíbrio e tentando andar, com as mãos apoiadas no joelho, pois a perna não tinha controle.
Também usei a bota ortopédica que ajudava firmar o pé no chão. Cresci com algumas limitações e sou muito grata a minha mãe, que sempre buscava alternativas para facilitar minha vida, que no período escolar foi bem difícil.
Aos 14 anos de idade, recebi alta da fisioterapia e fui trabalhar com minha mãe. Estudei, fiz faculdade, pós graduação e hoje me considero uma mulher vitoriosa que luta diariamente para sobreviver com as sequelas da poliomielite.
Infelizmente fiquei alguns anos sem fazer atividade física e com a chegada da idade, as dores aumentaram, muita câimbras, tendinite nos braços, artrose nos dois joelhos, atrofia e encurtamento do membro inferior esquerdo.
Graças ao Instituto, resgatei minha autoestima , encontrei profissionais especialistas em pólio, recebi tratamento de primeiro mundo na Clínica Saga que não encontrei em lugar nenhum.
Um lugar acolhedor, que recebe todos que chegam com muito carinho, o tratamento é humanizado, um cuidado especial para cada caso.
O espaço físico é adequado às nossas necessidades, ambiente extremamente limpo, cumpre todos os protocolos sanitários, possui excelentes profissionais, em especial destaco os fisioterapeutas Mirna, Juliana e Thiago que fazem o diferencial na reabilitação de pacientes com poliomielite.
Por todos os lugares que passei, não encontrei esse tipo de tratamento especializado. Só tenho a agradecer a oportunidade oferecida pelo Instituto, que acolhe com muito respeito, amor, carinho, os pacientes e principalmente, por todo o suporte oferecido no tratamento da Síndrome Pós-Pólio.
Além de todos os tratamentos oferecidos :reabilitação física,apoio psicológico e reeducação alimentar,que mais iniciativas como essas se espalhem pelo mundo,pois ainda tem muitas pessoas com poliomielite desamparadas por aí.Infelizmente precisamos de acompanhamento pelo resto da vida,devido os sintomas da pós- pólio.
Sempre que encontro alguém, apresento o Instituto, pois as sequelas da pólio são severas com o passar dos anos , nos deixando ainda mais vulneráveis.
Hoje eu me levanto essa vontade de viver, de trabalhar e lutar pelos meus objetivos , graças ao Instituto Giorgio Nicole e a Saga que resgataram minha autoestima, melhorou minha mobilidade e principalmente me faz acreditar que posso ir cada vez mais longe.
VENCI A POLIOMIELITE!!! MUITO OBRIGADO E MINHA ETERNA GRATIDÃO!
Depoimento Marlene Santos Gomes
Paciente do Instituto Giorgio Nicoli e Clínica SAGA