Depoimento José Maria Sales

 

Eu fui diagnosticado com pólio mais ou menos aos 6 meses, meus pais viam que eu não andava, não ficava em pé direito, ai fui levado ao Médico e eles diagnosticaram Poliomielite. Naquele tempo não tinha muitos recursos, o recurso médico era pouco, ainda mais no interior de Minas Gerais, onde nasci. Eu morava na roça, não tinha recursos, ai fiz uma cirurgia, aos 12 anos de idade e com essa cirurgia pude começar a usar uma órtese e começar a aprender a andar.

 

Graças a parentes, tios e tias, que tinham mais condições e que moravam no Rio de Janeiro, me levaram para lá, onde fiz a cirurgia e graças a Deus me valeu muito, porque depois dos doze, treze  anos comecei a andar com a órtese. Antes da cirurgia eu só andava de muleta ou arrastando.

 

Mas eu ia para o colégio, estudava, com muita dificuldade. Naquele tempo era difícil, o pessoal ria de você andar daquele jeito, chamava de aleijado, nossa era deprimente. Mas graças a Deus isso não me abalou muito, você fica ferido, mas sempre fui a luta.

 

Comecei a trabalhar mais ou menos com 15 anos de idade, assim que coloquei a órtese. Trabalhei de ajudante num mercadinho, ajudante de açougueiro, entregava panfleto na rua, depois foi muito diícil, mas consegui trabalhar em confeitaria e isso se tornou minha profissão. Me tornei um profissional da Confeitaria e evolui bastante nessa profissão.

 

Passei por muitas dificuldades na vida, nada foi fácil. Quando você ficava desempregado era a maior dificuldade, ninguém queria te dar uma chance. Se você tinha emprego tinha de mantê-lo de qualquer forma, passasse o que for, porque se você perdesse, seria uma dificuldade muito grande conseguir outro!

 

Graças a Deus eu acho que venci! Consegui terminar o ensino médio, formar a minha filha, que agradece muito pela faculdade que conseguiu fazer, ela sempre da muito valor!

 

Eu só fui ter tratamento mesmo depois da cirurgia, quando a 2 anos atrás eu conheci o Instituto Giorgio Nicoli. Que graças a Deus me deu esse tratamento de qualidade, que você não consegue hoje na área pública. É um tratamento caro, sei que é caro e por isso aproveito todo momento, me esforço muito e agradeço muito ao Instituto Giorgio Nicoli por me proporcionar esse tratamento e a Clínica SAGA, aos profissionais da SAGA, que me ajudam muito até hoje!

 

Eu me esforço para isso e aproveito todo tempo. Eu acho que deveriam ter mais Institutos Giorgio Nicoli, que se preocupassem com a pessoa deficiente. Mas hoje nós temos tantos Institutos, Fundações, que na verdade, não servem para nada, servem para crescer o bolso dos donos, diferentemente de dois Institutos sérios que eu conheço o Instituto Giorgio Nicoli para os deficientes da Pólio e a Fundação Dorina Nowill para cegos que ajudou muita gente, alfabetizou muitos cegos. Ela é uma pessoa que eu admiro muito, bem como o Sr Giorgio Nicoli por fazer essa Fundação para nos ajudar e ajuda muita gente mesmo! Agradeço a ele muito!

 

Mas Deus é grande e nós vamos vencendo cada batalha que temos pela frente, pedra no caminho da gente, a gente sempre tem.

 

A gente tem sempre que quebrar aquela pedra, passar, porque a felicidade das pessoas é quando você desiste, muita gente fica feliz quando você desiste! E milhões de pessoas ficam mais contente ainda quando você não desisti, que vence e vai em frente!

 

Eu acho que venci, sabe, muita dificuldade, tropeço, mas graças a Deus eu venci porque Deus é grande. E obrigado mesmo a todos que nos ajudam, porque com a ajuda do governo a gente não pode contar muito, mal a gente consegue uma aposentadoria de um salário mínimo para quem trabalhou a vida inteira, enquanto a gente vê muitos políticos que roubam, ganham bem e não fazem nada por ninguém!

 

E aí a gente vê pelo contrário, pessoas que se preocupam, que poderiam estar quietos no canto delas, já que estão bem. Mas não..., tem muita gente que está bem e quer ver outras pessoas bem também, que é o caso do Sr. Giorgio Nicoli, que se preocupa com as pessoas com Poliomielite, ele ajuda muito mesmo!

 

Eu sou um que sou grato, sou ajudado pelo Instituto e fico feliz pelo que fazem por mim e que aproveito todo momento. Que Deus ilumine muito o Instituto Giorgio Nicoli, aos profissionais que junto a ele trabalham, agradeço muito! Aos profissionais da SAGA, contratada pelo Instituto para nos ajudar, profissionais maravilhosos também.

 

Muito obrigado a todos vocês, que Deus ilumine sempre!!!

 

Depoimento José Maria Sales

Paciente do Instituto Giorgio Nicoli e Clínica SAGA

Dezembro/2020.