Estratégia de Exercícios para Cadeirantes...​

 

À medida que a população envelhece, o número de adultos com mobilidade reduzida aumenta a cada ano.

 

Aproximadamente 1,5 milhão de pessoas nos Estados Unidos usam uma cadeira de rodas manual. Essa proporção aumenta com a idade; mais de 864.000 usuários de cadeiras de rodas têm mais de 65 anos.

 

O motivo do uso da cadeira de rodas pode ser um evento súbito, como uma lesão na medula espinhal, acidente vascular cerebral ou amputação, ou o resultado de uma doença progressiva ou mesmo a poliomielite ou a Síndrome Pós Pólio.

 

Devido à maior demanda de trabalho dos ombros e braços, os usuários de cadeiras de rodas costumam ter dores e disfunções nos ombros. Os exercícios de resistência da parte superior do corpo são uma excelente forma de aumentar a força e melhorar os movimentos. 

 

Quando usados ​​em combinação com outros tratamentos, os exercícios de fortalecimento podem diminuir a dor e melhorar a qualidade de vida dos cadeirantes.

 

Para pessoas que usam cadeira de rodas manual, os programas de exercícios devem incluir o treinamento dos músculos maiores do tronco, bem como o alongamento dos ombros e do tórax.

 

A maioria dos usuários de cadeiras de rodas usa constantemente a parte superior do corpo, especialmente o tríceps e os ombros, para movimentos, o que coloca uma pressão extra nas articulações e nos músculos. Para prevenir lesões, é importante evitar desequilíbrios, fortalecendo os músculos das costas e alongando os músculos do peito.

 

Alguns usuários de cadeiras de rodas podem ter dificuldade para segurar as alças, portanto, o uso de dispositivos posturais como uma cinta torácica pode ser necessário para manter o equilíbrio.

 

Vejam as dicas da Carla Maia, cadeirante, para fazer exercícios diários para melhorar sua força, amplitude de movimento e resistência se você usa uma cadeira de rodas! Assista ao vídeo....

 

 

Fonte:

https://www.healthline.com/health/fitness-exercise/wheelchair-users