Como evitar a dor no Trabalho ou Lazer!

O uso consistente dos princípios discutidos abaixo é importante ao realizar QUALQUER atividade. Em outras palavras, não espere para usar esses princípios apenas quando estiver com dores, mas sim o tempo todo!

 

Por que você deve usar esses princípios?

Para evitar dores e outras lesões;

Manter a facilidade de movimento durante a execução de qualquer atividade;

Reduzir a energia necessária para realizar atividades. Isso diminui o início da fadiga e reduz a gravidade da fadiga;
Manipular objetos com segurança e eficiência; 

Para terminar o dia sentindo-se o melhor possível!
 

O primeiro e mais importante princípio é mudar para uma nova posição a cada 15 a 20 minutos para evitar tensão, fadiga e rigidez articular. Você deve alternar as posições, tanto quanto possível, entre sentado, em pé e deitado. Você também deve alternar atividades para que nenhuma parte do corpo deva ser usada por mais de 15 a 20 minutos por vez, se possível. 

 

Para se acostumar a usar essa regra, talvez seja útil fazer uma lista no início do dia ou no início da semana. Nesta lista, escreva as tarefas que você deseja realizar no período especificado. Em seguida, tente alternar entre as várias atividades da lista a cada 15 a 20 minutos até que, no final desse período as tarefas sejam concluídas.

 

Esteja ciente de que qualquer tarefa que você realiza apenas raramente tem o potencial de criar dor. Portanto, sempre que executar tarefas incomuns, certifique-se de que não faça mais do que 15 minutos dessa tarefa antes de descansar e passar para outra atividade. A seguir, exemplos de como usar a regra de 15 minutos:

 

 

EXEMPLO I
Digite por 15 minutos.
Levante-se para esticar.
Arquive papéis por 15 minutos.
Levante-se para esticar.
Faça chamadas telefônicas por 15 minutos.
Levante-se para esticar.
Repita o ciclo de atividades acima.

 

EXEMPLO II
Dobre a roupa por 15 minutos.
Descanse por 10 minutos.
Lave o carro por 15 minutos.
Descanse por 10 minutos.
Repita o ciclo de atividades acima.

 

 

 

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Se seu trabalho exigir que você execute as mesmas tarefas repetidamente sem variação, faça uma pausa pelo menos a cada 10 minutos para se esticar por 30 segundos. Tente alternar entre sentado e em pé, se possível.

 

Mantenha sempre uma boa postura e alinhamento corporal, esteja você sentado, em pé ou deitado.

 

Mantenha os braços / pernas próximos ao tronco. Ao trabalhar com os braços / pernas afastados do tronco, você exerce um estresse extra no pescoço, costas, quadris e ombros.

 

Evite movimentos de torção ou de flexão lateral do tronco, exceto por alguns segundos de cada vez. Use esses movimentos apenas para relaxar - nunca para trabalhar.

 

Use os músculos maiores e mais fortes do corpo para realizar o máximo de trabalho possível. Use os músculos menores e mais fracos do corpo para realizar o mínimo de trabalho possível.

 

EXEMPLO I. Para segurar um objeto, abrace-o em direção ao corpo e use os braços para segurá-lo, em vez de agarrá-lo com os dedos.

 

EXEMPLO II. Normalmente, os músculos das pernas são mais fortes que os das costas. Portanto, para pegar algo do chão, você deve se agachar para alcançar o objeto. Não se incline para frente a partir da cintura para alcançá-lo usando os músculos das costas, porque eles são músculos relativamente mais fracos do que os músculos das pernas!

 

Prestando atenção a esses detalhes com certeza sua Qualidade de Vida, vai melhorar e muito!!!

 

Fonte: Pós Pólio Internacional, dicas para minimizar a dor.