Ideias para redução de Estresse na SPP!

 

 

 

Sou Sobrevivente Pós Pólio! Em todas as consultas médicas anuais, meu médico recomenda que eu gerencie meu estresse e indica meditação. Eu tentei e não gosto. Sentado em uma sala, fechar os olhos com foco na minha respiração parece chato, e eu não entendo.

 

Eu li muitos artigos apontando os benefícios para a saúde da meditação, mas não consigo fazer. Existe outra abordagem para o gerenciamento do estresse que tenha a mesma base de evidências em termos de eficácia?

 

Resposta de Stephanie T. Machell, especialista em gerenciamento de estresse:


Como você descobriu com a meditação, não importa o que a base de evidências diga: a melhor técnica de gerenciamento de estresse é a que você fará! Parece que você fez sua pesquisa e, portanto, sabe que a razão pela qual a meditação funciona é porque "redefine" seu sistema nervoso, tornando-o menos reativo e mais reflexivo.

 

A meditação é especialmente eficaz para conseguir isso. 

Não há maneira certa ou errada de meditar e existem muitas técnicas diferentes. Se o que te impede é o silêncio, a solidão e os olhos fechados, você pode tentar manter os olhos abertos e fazê-lo em um local agradável ao ar livre. 

 

Meditar com outras pessoas cria uma experiência muito diferente. Já experimentou...?

 

Existem abordagens mais ativas para gerenciar o estresse também. Se você é capaz de fazer isso, o exercício, especialmente o yoga suave, é benéfico. Participar de serviços religiosos, participar de atividades sociais, realizar trabalhos voluntários, passar tempo com amigos e entes queridos ou participar de um hobby, tudo reduz o estresse! 

 

Para quem gosta de animais, a pesquisa mostra que gastar tempo interagindo com eles traz benefícios à saúde. 

 

Escrever, especialmente o diário, é outra técnica muito utilizada. Foi demonstrado também, que o contato com a natureza, mesmo que seja apenas o seu próprio quintal reduz o estresse.

old-man-720x498.jpg

 

 

Se nenhuma das opções acima lhe agrada, que tal rir? A ioga do riso, onde grupos de pessoas se reúnem e riem por uma hora (realmente!), É uma técnica de redução de estresse que está surgindo. 

 

Assistir filmes engraçados ou programas de televisão, ouvir comédia ou ler livros engraçados é uma técnica de redução de estresse que a maioria das pessoas gosta.

 

Seria negligente se não indicasse que, se seus níveis de estresse são extremamente altos e você está tendo dificuldades para gerenciá-los por conta própria, convém consultar um profissional de saúde  a respeito. 

 

Além de falar sobre os problemas que podem estar causando seu estresse, ele ou ela podem ajudá-lo a aprender técnicas eficazes de gerenciamento de estresse.

 

Converse com outros Sobreviventes da Pólio, descubra como eles fazem para gerenciar o seu nível de Estresse!!!

 

Fonte:

 

"Promovendo soluções positivas", saúde pós-pólio , volume 29, número 3.