O que a Pandemia tem causado a Saúde Mental?

 

A pandemia de COVID-19 e a recessão econômica resultante afetaram negativamente a saúde mental de muitas pessoas e criaram novas barreiras para pessoas que já sofrem de doenças limitantes como a Síndrome Pós Pólio.

 

Mais da metade dos brasileiros entrevistados por uma pesquisa declararam que sua saúde emocional e mental piorou desde o início da pandemia, em índice superior à média dos 30 países e territórios pesquisados.

 

Segundo pesquisa do instituto Ipsos, encomendada pelo Fórum Econômico Mundial e cedida à BBC News Brasil, 53% dos brasileiros declararam que seu bem-estar mental piorou um pouco ou muito no último ano. Essa porcentagem só é maior em quatro países: Itália (54%), Hungria (56%), Chile (56%) e Turquia (61%).

 

"A gente já havia percebido isso em outra pesquisa global que fizemos em março do ano passado, quando 41% dos brasileiros relatavam ter sintomas como ansiedade, insônia ou depressão já por consequência da pandemia", diz à BBC News Brasil Helena Junqueira, gerente de pesquisas digitais do Ipsos.

 

Em meio à devastação causada pela covid-19 no país e a necessidade de isolamento social, "a percepção é de que a saúde mental das pessoas está piorando, e além disso o tema se tornou mais discutido recentemente. É um assunto mais presente", prossegue Junqueira.

 

Outros estudos sobre o mesmo tema também trazem dados preocupantes. Um deles, publicado pela Fiocruz com outras seis universidades em meados do ano passado, dizia que "sentimentos frequentes de tristeza e depressão afetavam 40% da população adulta brasileira, e sensação frequente de ansiedade e nervosismo foi relatada por mais de 50% das pessoas".

 

o que podemos fazer para amenizar as angústias dessa situação?

 

Precisamos entender que por traz da Ansiedade, está o MEDO! Medo de ser infectado, medo de morrer, medo de perder o sustento, medo de perder entes queridos....

 

O medo está sempre ligado ao passado, onde já passamos por situações ruins, ou está ligado ao futuro, porque projetamos um cenário catastrófico para nossa Vida...

 

A primeira atitude mental para evitar a ansiedade é voltar para o presente! Técnicas de Meditação que trabalham com a respiração são fantásticas para isso!

 

Saúde Mental

Faça uma lista com o que deseja fazer em cada dia da semana, somente alguns itens, por dia, concentre-se neles e execute nos dias determinados.

 

Lembre-se a sabedoria em lidar com os limites causados pela Síndrome Pós Pólio, é planejar pequenas metas que possam ser alcançadas nas suas condições atuais...

 

 

Para cada desafio pense da seguinte forma:

 

Conhecimento: preciso saber o que puder sobre o assunto que está me incomodando! Pesquise na Internet, fale com amigos, mentores....

 

Habilidade: que habilidade preciso ter ou adquirir para resolver o problema da melhor forma possível? Alguém poderá me ajudar?

 

Ação: agora que já tenho o conhecimento e a habilidade necessária, como posso solucionar a questão? Qual a melhor atitude no momento...?

 

A Vida sempre terá momentos bons, ruins e momentos de reconstrução! Você é quem decide o melhor caminho para você!

 

 

Fonte:

https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/bbc/2021/04/14/covid-saude-mental-pandemia-brasileiros.htm