Prevenção de Quedas - Segurança em 1º Lugar!!!

 

Viver com uma condição crônica requer muitas adaptações. A única coisa com a qual você não quer lidar é com os efeitos de uma lesão que poderia ter sido evitada. 

 

 

Quem corre o risco de cair? Pessoas que têm equilíbrio ruim, visão prejudicada, força muscular diminuída ou pernas enfraquecidas.  O envelhecimento normal pode causar esses problemas e condições crônicas podem agravar as dificuldades. Além disso, nosso tempo de reação e reflexos diminuem à medida que envelhecemos, tornando mais difícil recuperar o equilíbrio após movimentos bruscos.

 

O que você pode fazer?

 

Verifique sua visão regularmente. Informações visuais precisas são importantes para manter o equilíbrio. Muitas condições podem afetar sua visão. Um declínio na acuidade visual, suscetibilidade ao brilho, visão periférica deficiente ou diminuição da percepção de profundidade podem afetar sua capacidade de interpretar informações no ambiente.
 

Tente abster-se de beber bebidas alcoólicas. O álcool pode prejudicar seu equilíbrio e retardar seus reflexos.
 

Saia da cama devagar. Role para o lado e coloque as mãos na cama, depois levante-se e gire as pernas para o chão. Sente-se por alguns segundos para se certificar de que não está tonto.
 

Não se apresse quando estiver fazendo uma tarefa. É mais provável que ocorram acidentes quando você está com pressa e não toma cuidado.
 

Sente-se enquanto se veste para manter o equilíbrio.  Certifique-se de que roupões, calças e vestidos sejam curtos o suficiente para não tropeçar na bainha quando se levantar e andar.

 

Levantar-se de cadeiras baixas ou de uma cama baixa pode ser perigoso. Sente-se em cadeiras com braços e eleve os assentos baixos da cadeira com uma almofada de espuma ou levante a cadeira com extensores de pernas. Se a altura da cama estiver a menos de 50 cm da parte superior do colchão até o chão, levante a cama com blocos.  
 

Carregue um telefone sem fio junto de você para emergências e assim você não terá que se apressar para atender o telefone.
 

Use lâmpadas de potência mais alta. À medida que envelhecemos, precisamos de mais luz para uma boa visibilidade. No entanto, não use potência mais alta do que o recomendado para o aparelho. Pois pode causar incêndio por superaquecimento.

 

Instale interruptores de luz na entrada de cada quarto para que você não precise entrar em um quarto escuro. Coloque as luzes noturnas ao longo dos caminhos que você usa durante a noite - entre a cama e o banheiro, nos corredores, na cozinha. Algumas luzes noturnas possuem sensores que acendem as luzes automaticamente à noite e se apagam durante o dia. Mantenha uma lanterna ao lado da cama e substitua os interruptores existentes por "interruptores luminosos" que podem ser vistos no escuro.

 

Escadas.  Os corrimãos devem estar nos dois lados e se estender vários centímetros além da parte superior e inferior dos degraus.Coloque os interruptores de luz na parte superior e inferior das escadas para poder acender as luzes antes de usar a escada de cada extremidade. A iluminação não deve produzir reflexos ou sombras ao longo da escada. Cada degrau, deve ser claramente visível.

 

queda.jpg

 

 

Coloque fita fluorescente ou refletora nas bordas dos degraus superior e inferior. Os degraus não devem ser abertos ou ter uma saliência que possa pegar o pé de uma pessoa ao subir. Os degraus da escada devem ter profundidade suficiente para todo o pé. Mantenha o carpete nas escadas em boas condições.

 

Mantenha seus pisos seguros.  Organize os móveis para remover obstáculos que possam impedir o fluxo direto de tráfego dentro de cada sala e entre elas. Verifique se as tomadas estão disponíveis para lâmpadas e aparelhos sem o uso de cabos de extensão. Se você precisar usar um cabo de extensão, use fita adesiva - não grampos ou pregos - para prendê-lo ao chão contra uma parede para evitar tropeços. 

 

Não coloque tapetes pequenos em pisos lisos ou em cima de tapetes: mesmo se você usar, fita adesiva para tapetes ou revestimento antiderrapante, ainda é fácil prender o pé neles.

 

 

Dicas de segurança ao ar livre. Verifique se os degraus externos estão em bom estado de conservação e têm corrimãos firmemente presos às conexões. As superfícies devem ser antiderrapantes e as bordas dos degraus marcadas visualmente para evitar tropeços. 

 

Pisos em edifícios públicos podem ser perigosos durante o tempo chuvoso. 

As pontas da bengala e da muleta podem escorregar facilmente ao caminhar de uma calçada molhada para um piso de mármore ou azulejo. Quando você entra no prédio, tente não colocar muito peso na bengala ao caminhar. Apoie-se contra uma parede para apoio, coloque a ponta da bengala para baixo e não coloque peso nela até ter certeza de que ela não escorregará por baixo de você.

 

Ao atravessar a rua durante o tempo chuvoso, não ande ou coloque a bengala nas linhas pintadas, pois elas podem ficar escorregadias. Se as calçadas parecerem escorregadias, caminhar na grama pode  ser uma melhor opção.

 

 

 

Fonte:

© Post-Polio Health International