SPP - O que esperar de 2021?

 

2020 foi um ano que surpreendeu a todos! Jamais poderíamos imaginar em janeiro de 2020 o que iríamos passar.... Muitos perderam entes queridos, outros fontes de renda, enfim, sem exceção, todos tivemos que nos adaptar e reinventar!

 

E não foi diferente para o Sobrevivente da Pólio!

 

O isolamento se fez presente fisicamente e o virtual nos aproximou do Mundo, proliferaram os avanços tecnológicos, várias vacinas para COVID em tempo recorde! Uma pena que a tolerância entre as diferenças, continuou ainda na idade da pedra!

 

Um ano onde vimos as campanhas de imunização terem baixa aderência na população, vitimadas pelas “fake News” de pessoas desinformadas e ignorantes!

 

Um ano em que as diferenças se tornaram mais gritantes, mostrando não as deficiências físicas mas as deficiências da Alma!

 

Uma pena que apesar de ser uma das doenças neurodegenerativas mais devastadoras do mundo, pesquisas surpreendentemente limitadas são realizadas na Síndrome Pós-Pólio. Sua patogênese permanece indefinida, nenhuma ferramenta de diagnóstico sensível foi desenvolvida e faltam marcadores de prognóstico e monitoramento validados. 

 

Os sintomas não motores da SPP têm implicações consideráveis ​​na qualidade de vida e são notoriamente difíceis de controlar. 

 

A fadiga na SPP ainda não foi elucidada e estratégias de manejo individualizadas bem-sucedidas são necessárias para manter a mobilidade, independência e autonomia do paciente. 

 

Uma pena! Mas, sim,  ainda estamos aqui!

 

Então na prática com o que podemos contar? O que esperar de 2021?

 

Na prática precisamos contar com os grupos, redes sociais, Institutos, ONGs que se destinam aos Sobreviventes da SPP.

 

Estamos em um momento em que é preciso partilhar as informações que temos e que chegam até nós! Nós precisamos ser nossa "rede de apoio"!

 

A primeira coisa que o Sobrevivente da Pólio precisa fazer é se inscrever em algum grupo da SPP, se possível, ligado a região onde está e depois se associar a outros grupos existentes para conseguir o maior número de informações possíveis!

 

SPP - O que esperar de 2021?

Foi numa consulta ao médico, descobriu algo diferente, por favor, compartilhe no maior número de grupos possíveis!

 

Você não tem ideia de quantos Sobreviventes da Pólio poderá ajudar! Hoje, graças a tecnologia, não há mais limites de idioma, pelo google, temos acesso a basicamente informações em qualquer idioma!

 

Então, por favor, compartilhe!!!!

 

Não se deixe envolver por “fake News” e aumente seu grau de tolerância! É verdade, literalmente “estamos todos no mesmo Barco”, então, não segregue informação! Compartilhe, somos mais fortes quando estamos juntos, não importa o grupo, a cidade, estado ou país onde esteja!

 

Todos falam que 2020 foi e mesmo 2021 será um ano para nos adaptarmos, nos reinventar.... Mas, francamente,  isso é o que os Sobreviventes da Pólio, fizeram durante toda a sua Vida! Somos experts nisso!

 

Fico triste quando observo em tempos de disseminação do Coronavírus o mesmo grau de irresponsabilidade que foi observado durante a epidemia da Poliomielite!

 

Assim convoco a todos Sobreviventes da Pólio, guerreiros desde sempre a não desistirem, pois ainda temos muito que fazer e ensinar! Mas é mais fácil se estivermos juntos!

 

Em 2021, apoie essa causa, "Compartilhe Informações", vamos formar uma grande rede de informações, apoio e solidariedade!

 

Fonte: Desabafo de um Sobrevivente da Pólio frente a pandemia do Coronavírus.