SPP - Bem-Estar de dentro para fora!!!​

 

Tive poliomielite aos 3 anos de idade. Fiquei com algumas sequelas, mas consegui tocar a Vida de forma positiva, sem muito problema... Porém, a 3 anos atrás depois de uma fadiga intensa, onde não conseguia nem sair da cama, descobri que tinha Síndrome Pós Pólio e minha Vida mudou! Não consigo descrever a frustração e a raiva que senti com tudo isso!

 

Não sou uma pessoa que fica se lamentando, precisava saber como lidar com isso e ainda ter uma vida plena e satisfatória!

 

 

Descobri que a coisa mais importante que preciso fazer é ouvir meu corpo. Alguns dias sou mais sábia sobre isso do que outros...

 

 

Se acordo e sinto que tenho muita energia e pouca fadiga ou dor, às vezes exagero; isso, eu aprendi, é um erro. Por quê? Porque naquela noite ou no dia seguinte estou desanimada, ou seja, com mais dor do que o normal, extremamente cansada e com pouca ou nenhuma energia. 

 

A chave parece ser moderação, mesmo em “dias bons” e descanso entre eles. A oração e o apoio de outras pessoas também são muito importantes para o meu bem-estar. 

 

É isso que me dá sabedoria, força e coragem para lutar e não ceder à pena de mim mesma, à raiva pela perda de minha antiga vida e profissão. 

 

É fácil ficar deprimida, especialmente no inverno, quando muitas vezes é difícil sair tanto quanto eu gostaria. Também aprendi a manter contato com amigos em circunstâncias semelhantes, se não os que tem Síndrome Pós Pólio, pelo menos outros com doença crônica. 

 

Oramos uns pelos outros e apoiamos uns aos outros. Saber que sempre há alguém que se preocupa e está disposto a ouvir ou compartilhar como está se sentindo é uma influência positiva. 

 

Eu sei que essa atitude é tudo. Ser positivo é melhor e também ter um bom senso de humor, especialmente sobre minhas deficiências e perdas de memória. 

 

Agradecer pelo que tenho e posso fazer, faz maravilhas em meu Humor.  Se posso dar um conselho aos portadores da Síndrome Pós Pólio é: compartilhem seus sentimentos com quem pode compreender suas dificuldades! E seja Feliz!

 

Fonte: https://post-polio.org/

SPP - Bem-Estar de dentro para fora!!!​