Antes da Vacina, Poliomielite era endêmica no Brasil!

 

Sabe o significado de Endêmico?

 

Uma doença endêmica é aquela que se manifesta com frequência em determinadas regiões. Ou seja, a população convive constantemente com a doença.... Segundo os pesquisadores, esse será o caminho do Coronavírus!

 

A grande pergunta que se faz é porque não aprendemos com o passado?

 

Milhares de crianças contraíram o vírus da Poliomielite e carregaram as sequelas da paralisia infantil antes de a doença ser erradicada no País.

 

Existem três sorotipos do poli vírus, causador da poliomielite. Os três estão presentes na vacina criada pelo americano Albert Sabin, que deve ser aplicada em duas etapas nas crianças de até 5 anos.

 

A doença ataca a medula espinhal, causando, na maior parte das vezes, a paralisia dos membros inferiores, e, em alguns casos, a morte. Criada em 1959, a vacina chegou ao Brasil em 1961.

 

A doença era considerada endêmica e os surtos eram constantes. Em 1975, por exemplo, 3,4 mil crianças contraíram a doença. "Era uma situação dramática.

 

Muitas vezes, os médicos tinham de retirar uma criança do pulmão de aço quando chegava outra em pior estado, pois não tinham o que fazer", segundo o virologista Hermann Schatzmayer, ex-diretor da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio.

 

Algo bem parecido com o que estamos vivendo agora na Pandemia do Coronavírus!

 

As campanhas de vacinação em massa no Brasil somente começaram em 1980. O próprio Sabin foi convidado para assessorar o Ministério da Saúde. Um ano após a introdução da prática, as contaminações caíram de 1.290 para 122 casos. Em 1989, o último caso da doença foi registrado no País, na Paraíba.

 

Vacina Poliomielite

E agora com a diminuição da participação dos pais nas campanhas de vacinação, corremos o risco de ter novamente surtos de poliomielite, como está acontecendo com o Sarampo...

 

Hoje, não é só o sofrimento do passado, os vitimados pela poliomielite, tem que lidar agora, com as sequelas tardias, a Síndrome Pós Pólio! Fraqueza no membro afetado, fadiga crônica, limitando a mobilidade...

 

Porque não aprendemos com o passado?

 

 

As vacinas salvam vidas e a do Coronavírus não é diferente!!! Não permita que FAKE NEWS, tirem sua Vida e de seus familiares! Se concorda com esse artigo, divulguem, precisamos vacinar o maior número de pessoas para que todos nós possamos ter melhor chance frente a esse vírus mortal!

 

 

Fonte:

EMILIO SANT ANNA - O ESTADO DE S.PAULO