O uso prolongado de muletas aumenta o risco de síndrome do túnel do carpo (STC)?
“Sou um sobrevivente da poliomielite que contraiu poliomielite aos dois anos de idade. Tenho agora 61 anos. Comecei a sentir dores depois de uma queda há dois anos e me disseram que precisava de uma cirurgia de liberação do túnel do carpo. O músculo do meu polegar direito está começando a atrofiar. Ando com duas muletas no antebraço e as uso desde os dois anos. Nunca tive problemas antes da minha queda. Não estou 100% convencido de que a dor tenha origem no meu pulso. Além disso, a principal preocupação que tenho é que depois da cirurgia não conseguirei usar as muletas e terei de ficar confinado a uma cadeira de rodas!”
Resposta do Dr. Marny Eulberg e Dr Maynard especialistas em Síndrome Pós Pólio!
Dr. Eulberg: O uso prolongado de muletas aumenta o risco de desenvolver síndrome do túnel do carpo (STC). Você não mencionou como foi feito o diagnóstico de STC. Se foi por EMG (eletromiograma), é muito provável que v0ocê tenha STC. Ninguém pode garantir absolutamente que a cirurgia para corrigir a STC resolverá o problema da dor na mão, mas me preocupa que você esteja desenvolvendo atrofia dos músculos do polegar. Se isso estiver relacionado à STC, a menos que a pressão no nervo seja aliviada, o dano será permanente. Quanto mais tempo o nervo estiver comprometido, mais tempo levará para que qualquer recuperação ocorra e, com o passar do tempo, as chances de a recuperação acontecer diminuem cada vez mais.
Quanto à sua preocupação em não poder usar muletas, é provável que no pós-operatório imediato (10 dias a até um mês) o cirurgião não queira que você coloque nenhum peso nesse pulso/mão e durante esse período você pode precisar usar uma cadeira de rodas. Alguns dos métodos mais recentes de cirurgia de liberação do túnel do carpo, trabalham através de uma pequena incisão, em vez de uma abordagem aberta, e isso pode permitir que você retome o uso da mão/pulso mais cedo do que no passado.
Frederick Maynard: Concordo com o Dr. Eulberg que você corre alto risco de desenvolver síndrome do túnel do carpo devido aos anos de caminhada com muletas no antebraço e aos testes de eletro diagnóstico que mostram comprometimento grave da função do nervo isso indicaria uma necessidade urgente de um procedimento cirúrgico para liberar e descomprimir o nervo mediano no punho.
Minha experiência com pessoas pós poliomielite como você, que dependem da caminhada com muletas no antebraço e que desenvolvem STC sugere que um procedimento cirúrgico aberto para explorar e descomprimir o túnel do carpo pode ser vantajoso a longo prazo do que os métodos artroscópicos mais recentes de liberação do túnel do carpo porque , após a cicatrização pós-operatória completa, permanece a descompressão adequada do nervo, apesar do retorno ao estresse pesado no punho devido ao andar com muletas.
O tempo de cicatrização é maior com os procedimentos abertos, mas a maioria dos cirurgiões permitirá o uso do membro superior operado para caminhada imediata/precoce com o uso de uma muleta de plataforma que cria sustentação de peso do membro superior em todo o antebraço e evita sustentação de peso através do pulso.
Você poderia obter essa muleta no pré-operatório e aprender a usá-la com antecedência para permanecer independente ao caminhar no pós-operatório. A avaliação de um fisioterapeuta e/ou médico de reabilitação pode ser útil para avaliar o seu caso!
Fonte:
Post-Polio Health Vol. 39, No. 3 Summer 2023 www.post-polio.org