9 maneiras de domar sua dor crônica!
Ser um sobrevivente da pólio é um símbolo de força e resiliência. É a história de uma pessoa que enfrenta desafios diários e, ainda assim, encontra maneiras de florescer e viver com qualidade. O autocuidado é a chave para viver plenamente, e algumas práticas podem fazer uma grande diferença no bem-estar. Confira as dicas a seguir:
- Respire fundo. O adulto médio respira de 8 a 16 vezes por minuto. Diminuir para 5 ou 6 respirações profundas que realmente encham seus pulmões ajudará você a relaxar, o que pode diminuir seu desconforto.
- Tenha uma boa noite de sono. Sem descanso suficiente, os gatilhos da dor podem piorar. Então, quanto sono é o suficiente? Varia de pessoa para pessoa, mas a maioria dos adultos precisa de 7 a 8 horas por noite. A resposta simples: o quanto você precisa para acordar descansado e rejuvenescido.
- Exercite-se regularmente. Coloque os 3 grandes — alongamento, fortalecimento e atividade aeróbica — na sua rotina de 3 a 5 dias por semana por pelo menos 30 minutos. O alongamento mantém os músculos flexíveis e os tendões alongados. Fortalecer os músculos centrais nas costas, pélvis, quadris e abdômen ajuda no equilíbrio e na estabilidade. A atividade aeróbica trabalha o músculo mais importante, o coração, e estimula a circulação.*
- Enfrente seu hábito de fumar. Fumar cigarros ou charutos diminui a circulação, agrava condições médicas, aumenta a sensibilidade à dor e pode interferir na medicação para dor. O mesmo vale para mascar tabaco.
- Pratique a “meditação mindfulness”. Isso envolve observar sua dor em vez de suprimi-la. Parece loucura, mas ao relaxar e aceitar o desconforto, você pode tolerá-lo melhor. Então, por 20 minutos por dia, sente-se ou deite-se em uma posição confortável em um local tranquilo e apenas esteja ciente, momento a momento, de sua respiração, do desenrolar das sensações (incluindo dor) e de seus pensamentos e sentimentos.
- Coma uma dieta integral à base de vegetais. Uma dieta saudável promove a circulação, reduz a inflamação e pode aliviar dores musculares e articulares. Baseie as refeições em alimentos integrais ou minimamente processados, como vegetais, grãos 100% integrais, legumes e frutas. Comece abandonando os piores infratores: carnes processadas, carnes vermelhas e carboidratos refinados, como açúcar, pão branco e macarrão.
- Experimente ioga. A ioga pode acalmar sua respiração, reduzir a tensão muscular e energizar seu corpo e mente, tudo isso pode aliviar a dor. E você não precisa ser um mestre de ioga para colher recompensas.
- Entregue-se aos seus hobbies. Participe de atividades que lhe dão prazer, seja jardinagem, pesca, passeios em vendas de garagem ou entalhe em madeira. Há um hobby para todos que pode reduzir o estresse e tirar a mente da dor.
- Seja social. Pessoas que interagem com outras tendem a reduzir a ansiedade e a controlar melhor a dor crônica. Então, almoce com colegas de trabalho, faça um projeto especial em grupo, torça pelo seu neto em um jogo de futebol ou vá a um festival de artes.
NOTA: Estas são apenas diretrizes, que devem ser adaptadas para suas necessidades individuais como sobrevivente da pólio. Trabalhe com um fisioterapeuta qualificado para determinar suas capacidades!
https://polionetwork.org/archive/cmjoswr5fmaie3aj9rtuaj46x70bpt