Skip to content
AGENDE UMA AVALIAÇÃO PUBLICAÇÕES
Exercícios - NUSTEP!

SPP: Quais exercícios são mais adequados?

Recomendações de um sobrevivente da Pólio que há 18 anos batalha com os efeitos da Síndrome Pós Pólio. Esse artigo é um relato das suas experiências sobre os tipos de exercícios realizados e qual seria, na sua opinião, os mais eficazes. Classificação, sendo o número 1 o mais eficaz, ao longo das suas experiências.

  1. NuStep
  2. Caminhada
  3. Bicicleta Manual
  4. Natação ou hidroginástica.

NuStep

O NuStep é uma máquina de pisar reclinada que parece projetada para o pós pólio. Você se senta e se exercita com os braços e as pernas, um ou outro. O NuStep possui alças para os pés, estabilizadores de perna, luvas para melhor aderência e monitor cardíaco Polar. Nos primeiros 10 anos do meu diagnóstico pós poliomielite, eu era ativo, talvez ativo demais. Mas eu não tinha uma rotina regular de exercícios aeróbicos. Depois de uma fratura na perna, fiquei seriamente descondicionado até ter um ataque cardíaco. Depois disso, o fisioterapeuta não pôde sugerir nada que eu pudesse fazer para me exercitar.

Então eu fui para o Cardio Rehab, onde eles tinham uma academia completa com máquinas e descobri o NuStep. Era a única máquina que eu podia usar para me exercitar. Eu tenho uma perna esquerda com muito pouca força muscular do quadril ao dedo do pé. Com paciência, eu poderia realizar 30 minutos de exercícios aeróbicos a cada 2 dias. Comecei com um nível de resistência baixo de 2 e subi para 6 com um intervalo de 7. Isso foi um erro. Um nível moderado para mim foi 4-5. Eu também tentei ir rápido demais. Mais tarde, o fisioterapeuta me parou a 115 passos por minuto. Não é uma corrida, certo? Dentro de 6 meses, minha perna esquerda – aquela sem função muscular – poderia empurrar o pedal no nível 3-4. O fisiatra disse que o NuStep estava fortalecendo meus músculos do quadril e das costas.

Houve contratempos quando tentei demais e tive que parar por vários motivos. No geral, o NuStep me ajudou a recuperar minha energia e me envolver em mais atividades da vida diária. O NuStep também é relativamente caro – cerca de US $ 5.000 com vários acessórios; no entanto, você pode achar o custo semelhante a uma associação de spa de vários anos e a conveniência de seu próprio NuStep é difícil de superar. Outra forma é pesquisar academias que disponham desse equipamento.

Caminhada

Caminhar é o exercício aeróbico mais fácil e recomendado, exceto se você não puder andar. Seu corpo está ereto e você está usando suas pernas, braços e costas e exercitando seu coração e pulmões. Você pode controlar o ritmo e a duração da sua caminhada. Algumas pessoas com SPP ainda podem andar com bengalas ou muletas para se exercitar. Eu conhecia um homem com SPP que caminhava regularmente, apesar de ter paralisia moderada a grave em cada perna. Ele usava muletas no antebraço e usava suspensórios nas pernas. À medida que envelhecia, ele teve que desistir de andar porque isso o desgastava.

Mesmo que minha caminhada seja instável e potencialmente perigosa, ainda tento andar com muletas no antebraço todos os dias por 5 a 10 minutos. É um bom exercício, não extenuante e me mantém em pé e em movimento. Até mesmo ficar no lugar é um bom exercício. Ironicamente, eu não consegui andar novamente até meu segundo mês de fisioterapia usando o NuStep, que fortaleceu os músculos das pernas e das costas.

Bicicleta Manual

As bicicletas manuais são um exercício aeróbico sentado recomendado para pessoas com Síndrome Pós Poliomielite, geralmente para aqueles que não tiveram efeitos da poliomielite nos braços e na parte superior do corpo. O exercício de bicicleta manual lhe dará um exercício aeróbico, mas é terrivelmente chato. As bicicletas manuais são relativamente baratas e podem ser presas a uma mesa adequada à sua altura sentada, em uma cadeira ou cadeira de rodas.

Natação ou hidroginástica

Natação ou hidroginástica são frequentemente recomendadas como exercícios para SPP, por exemplo, no artigo da Mayo Clinic. A água tem baixa resistência ao movimento. Geralmente está aquecida. O presidente Franklin D. Roosevelt fez exercícios aquáticos para sua poliomielite. Se você tem uma piscina ou uma em seu complexo residencial, recomendo que experimente. No entanto, a natação é apenas uma tarefa envolvida na hidroginástica. Você deve se preparar para sair de casa, viajar para a piscina, tomar banho (geralmente uma das regras), trocar, navegar pelo piso de ladrilhos molhados e então você está ao lado da piscina. Terminados os 20 minutos de exercício, você deve repetir o processo ao contrário.

A natação desafia a regra de conservação de energia, pois você pode gastar mais energia indo e voltando da piscina do que durante o exercício em si. Há 18 anos, me inscrevi para nadar e fui a apenas 2 aulas antes de ficar exausto. Repeti um ano depois com os mesmos resultados. Eu estava exausto de cada viagem. Eu também estava preocupado em escorregar, cair e quebrar um osso. Por isso é recomendável que seja feito numa clínica de reabilitação, que está mais preparada para esse tipo de paciente.

Boa sorte com seu programa de exercícios e certifique-se de ter um fisioterapeuta para ajudá-lo. Os comentários sobre fisioterapeutas não pretendem ser uma crítica. A Síndrome Pós Poliomielite não é a deficiência mais comum e mesmo os profissionais de saúde podem não estar totalmente familiarizados com o prognóstico, diagnóstico e tratamento.

Fonte:

Por Stephen Pate

Publicado pela NJN Network, 26 de março de 2017

(http://njnnetwork.com/2017/03/exercise-regularly-if-you-are-living-with-post-polio-syndrome)

Back To Top