Você sabe o que é Quadriparesia?

 

Quadriparesia é uma condição caracterizada por fraqueza nos quatro membros (ambos os braços e ambas as pernas). Também é conhecida como tetraparesia. A fraqueza pode ser temporária ou permanente.

 

Quadriparesia é diferente de tetraplegia. Na quadriparesia, a pessoa ainda tem alguma habilidade de mover e sentir seus membros. Na tetraplegia, uma pessoa perdeu completamente a capacidade de mover seus membros.

 

 

A quadriparesia pode ser causada por:

  • uma infecção, como poliomielite
  • uma doença neuromuscular, como distrofia muscular
  • danos ao sistema nervoso devido a uma lesão 

 

 

Quais são os sintomas?

Os sintomas da quadriparesia variam de pessoa para pessoa, dependendo de quais nervos são afetados.

 

O principal sintoma da quadriparesia é a fraqueza nos quatro membros. Uma pessoa com quadriparesia terá dificuldade em controlar os músculos das partes afetadas do corpo. Eles podem ser capazes de mover um membro mais do que outro.

 

 

Outros sintomas podem incluir:

  • Músculos flácidos que carecem de firmeza (quadriparesia flácida)
  • rigidez ou tensão incomum dos músculos (tetraplegia espástica)
  • falta de controle motor
  • incapacidade de andar
  • perda de controle da bexiga
  • reflexos deprimidos

 

Causas comuns

A quadriparesia ocorre quando os nervos que enviam sinais do cérebro ao longo da coluna para os músculos dos membros são perturbados.

 

Existem muitas razões pelas quais isso pode acontecer. Algumas pessoas nascem com uma doença que afeta o sistema nervoso. Outros desenvolvem quadriparesia devido a um acidente ou outra condição médica que danifica os nervos ou a medula espinhal.

 

 

Infecções

Os vírus e bactérias podem atacar os tecidos nervosos ou causar inflamação no corpo que resulta em danos aos nervos.

Exemplos de infecções que podem causar quadriparesia incluem:

poliomielite, enterovírus, flavivírus, Doença de Lyme, difteria, 

dengue, HIV, Hepatite C, Vírus de Epstein Barr, Toxinas / drogas.

 

Como é diagnosticado

O médico pode diagnosticar a quadriparesia revisando seus sintomas e realizando um exame físico. Seu médico precisará descobrir o que está causando sua quadriparesia para saber como tratá-la adequadamente.

 

Você pode ser encaminhado a um especialista neuromuscular para mais testes. O especialista analisará seu histórico médico e de saúde familiar e avaliará todos os seus sintomas. Eles também podem realizar testes para avaliar a função muscular ou nervosa. Esses testes podem incluir:

 

  • Ressonância magnética do cérebro e da coluna , para ver se você tem um tumor ou hérnia de disco
Você sabe o que é Quadriparesia?
  • eletromiografia (EMG) , um teste de função nervosa que lê a atividade elétrica dos músculos (EMG pode ajudar seu médico a diferenciar entre distúrbios musculares e nervosos).
     
  • estudos de condução nervosa para ver como seus nervos e músculos respondem a pequenos impulsos elétricos
     
  • punção lombar para coletar e analisar seu líquido cefalorraquidiano (LCR)
     
  • biópsias de músculos ou nervos , quando uma pequena amostra de músculo ou nervo é removida para testes adicionais em um laboratório
     
  • exames de sangue para detectar deficiências de vitaminas, diabetes e desequilíbrios eletrolíticos

 

Opções de tratamento

Seu plano de tratamento para quadriparesia depende da causa subjacente. Por exemplo, condições autoimunes ou inflamatórias podem ser tratadas com drogas imunossupressoras . Um desequilíbrio eletrolítico pode ser tratado com medicamentos que revertem o desequilíbrio.

 

Outros tratamentos podem incluir:

cirurgia, relaxantes musculares, medicamentos para a dor

fisioterapia, terapia ocupacional, treinamento de resistência.

 

Seu médico pode recomendar uma variedade de auxiliares de mobilidade (como uma cadeira de rodas ou scooter) ou outros dispositivos de assistência para ajudá-lo a controlar seus sintomas.

 

Qual é a perspectiva?

A perspectiva geral dependerá de sua condição subjacente ou da extensão de sua lesão. É possível que a quadriparesia seja revertida em certas circunstâncias. Por exemplo, a quadriparesia causada por hipercalemia costuma ser rapidamente reversível com tratamento. A quadriparesia causada por uma hérnia de disco pode ser revertida após a cirurgia. 

 

Peça ao seu médico mais informações sobre o seu diagnóstico específico e perspectivas a longo prazo. Se sua quadriparesia for considerada permanente, pergunte sobre auxílios para locomoção, tecnologia assistiva e mudanças no estilo de vida que podem ajudar a melhorar sua qualidade de vida.

 

Fonte: https://www.healthline.com/health/quadriparesis#outlook