Sobrevivente da Pólio: Como me preparar para o Futuro?

 

A PHI (Polio Health International ) em entrevista com Dr Frederick M. Maynard fez esse questionamento!

 

O Dr. Maynard é um fisiatra semi-aposentado certificado, com mais de 35 anos de experiência na avaliação de sobreviventes da poliomielite. Ele fundou uma das primeiras clínicas pós-poliomielite no Centro Médico da Universidade de Michigan em 1983 e escreveu e deu palestras extensivamente sobre os efeitos tardios da poliomielite. Ele atua no Conselho Internacional de Saúde Pós-Pólio há mais de 25 anos. Seu trabalho atual envolve a promoção de retiros de saúde e bem-estar para idosos sobreviventes da poliomielite nos EUA e no exterior.

 

Resposta do  Dr Frederick M. Maynard :

Uma das grandes questões que os sobreviventes da pólio têm que ter em mente é para onde estamos indo a partir daqui. Se eu tentar dividir essa questão em áreas de preocupação e necessidades, parece-me, que uma questão é determinar as melhores estratégias para continuar experimentando um alto nível de satisfação e felicidade em sua vida quando você estiver envelhecendo, perdendo funções, capacidades devido ao SPP e do envelhecimento geral. Lidar com perdas de amigos e familiares, vivenciar mudanças na comunidade e na sociedade, etc.

 

Embora essas coisas aconteçam com todos e façam parte dos desafios da vida, este lembrete não oferece muita segurança para o sobrevivente da pólio que enfrentou uma vida inteira de desafios. E, claro, as habilidades de enfrentamento de todos são desafiadas adicionalmente agora pela epidemia, com seus medos, isolamento e divisões.

 

Muitas pessoas pós-pólio que conheço disseram recentemente: "Bem, e em relação ao ambiente físico? O que é ideal e o que posso realisticamente fazer com minha Vida?  Responder a isso geralmente envolve obter ajuda.

 

Muitos sobreviventes da pólio e muitos outros idosos também precisam de ajuda física para manter seu ambiente físico. Seja cortando seu próprio gramado, ou cozinhar, ou o que quer que você esteja fazendo, todas essas coisas surgem como necessidade de ajuda. E embora a maioria de nós sinta que preferiria estar em nossa própria casa, se esta não for sem barreiras, isso pode ser muito mais limitante.

 

Os sobreviventes da pólio também podem enfrentar a necessidade de assistência física, o que pode ser muito estressante emocional e financeiramente. Então, você sempre tem que estar aberto à possibilidade de fazer uma mudança em favor de um ambiente que seja mais adequado para você!

 

Sobrevivente da Pólio: Como me preparar para o Futuro?

Os aspectos negativos das barreiras físicas muitas vezes precisam ser comparados com os aspectos positivos dos apoios sociais e emocionais disponíveis em um local familiar. Não há uma resposta uniforme para essa pergunta.

 

Todo mundo tem que passar pelos prós e contras das opções individuais e descobrir isso por si mesmo.

 

Certamente, conversar com outras pessoas com experiência e um conhecimento mais amplo de todos os diferentes recursos e soluções potenciais que podem ser usados ​​para enfrentar essa questão pode ser útil.

 

Portanto, compartilhar experiências e levantar questões ou preocupações em nível pessoal ou em uma base mais ampla é certamente um jogo justo para uma conversa como essa com seus amigos de longa data na comunidade de sobreviventes da pólio!

 

Fonte:

POST-POLIO HEALTH  - Spring 2022 vol. 38, No, 2

Foto: Pixabay