Skip to content
AGENDE UMA AVALIAÇÃO PUBLICAÇÕES
SPP - Cansaço Ou Preguiça?

Cansaço ou Preguiça?

Caso de um Sobrevivente da Pólio. “Eu tive poliomielite aos três anos. Agora tenho 67 anos. Não tenho movimento da cintura para baixo. Tenho escoliose grave. Fiz duas fusões espinhais. Agora tenho síndrome pós poliomielite. Estou muito cansado. Parece que não consigo me transferir ou funcionar como antes. Durmo a maior parte do dia. Estou pensando se estou sendo preguiçoso ou se isso é um sintoma da síndrome pós poliomielite?”

Resposta da Dra Marny Eulberg ( ela é sobrevivente da poliomielite, médica de família e está muito envolvida em organizações dedicadas aos sobreviventes da poliomielite e à erradicação da poliomielite):

É muito improvável que você tenha se tornado “preguiçoso” de repente! Parece provável que seu cansaço seja um sintoma de pós poliomielite. Será muito importante certificar-se de que sua escoliose grave não esteja comprimindo seus pulmões ou seu coração e fazendo com que você não receba oxigênio suficiente ou não esteja expelindo dióxido de carbono suficiente; ou que você não desenvolveu outra razão para o cansaço, como uma tireoide hipoativa ou açúcar no sangue descontrolado.

Não há um único teste ou grupo de testes que determinará com certeza que você tem síndrome pós pólio. É o que chamamos de diagnóstico de exclusão — o que significa que podemos assumir que a Síndrome Pós Pólio é a causa dos sintomas de um sobrevivente da pólio quando todo o resto (ou pelo menos o mais comum) que também poderia causar cansaço foi excluído como causa. Se nenhuma causa reversível for encontrada, pode haver alguns métodos mais fáceis de transferência que você pode aprender e usar.

Não é incomum que sobreviventes da pólio hoje em dia tenham dificuldade em encontrar profissionais de saúde que saibam muito sobre pólio. Em geral, um médico fisiatra ou um fisioterapeuta especializado  em reabilitação são os mais indicados para ajudar sobreviventes da pólio, especialmente um que é especialista em doenças neuromusculares como esclerose múltipla, ELA, distrofia muscular, etc. É muito importante também uma avaliação da sua respiração e função cardíaca nos últimos meses, faça isso o mais rápido possível!

Fonte:
POST-POLIO HEALTH Winter 2024 Vol. 40, No. 1
https://post-polio.org/

 

Back To Top