skip to Main Content
Envelhecer - Questão De Planejamento!!!

Envelhecer – Questão de Planejamento!!!

Reflexão de James Croegaert, aposentado, que passou mais de vinte anos como capelão de saúde  no Resurrection Medical Center e no John Stroger Hospital em Chicago e no Disaster Spiritual Care com a Cruz Vermelha Americana, atendendo aos problemas de envelhecimento, inclusive de Sobreviventes da Pólio!

Segundo Croegaert, a edição de primavera de 2022 da Post-Polio Health apresentou uma entrevista muito informativa com o Dr. Fred Maynard, especialista em Síndrome Pós Pólio. Perto do final da entrevista, perguntaram ao Dr. Maynard se havia questões que precisavam de mais atenção dos Sobreviventes da Pólio. A resposta do Dr. Maynard, chamou sua atenção: “Uma questão importante diz respeito ao planejamento do envelhecimento e para o fim da vida”.

Com a experiência adquirida ao longo dos anos de atendimento. o Sr. Croegaert compartilha com os Sobreviventes da Pólio, sua opinião e experiência a respeito!

“Esta é uma questão psicossocial e espiritual sobre a qual os idosos precisam pensar. Como grupo, os sobreviventes da pólio são bons em enfrentar problemas e aprenderam a Não fugir deles. Sabemos que somos humanos; nossa vida como a conhecemos terminará. Aprendi que o fim da vida pode se tornar uma cena desagradável, especialmente quando seus últimos dias estão fora de seu controle e entregues ao sistema médico!

As ferramentas para nos ajudar a alcançar um envelhecer e final de vida que reflita mais plenamente nossos desejos são conhecidas como diretrizes antecipadas. Uma delas, é que podemos nomear alguém para ser o nosso “Procurador de Saúde”.

Ao autorizar alguém a ser meu Procurador de Saúde, estou confiando que ele será capaz de tomar decisões sobre meus cuidados quando eu não puder tomá-los por mim. Isso significa dar a ele uma boa ideia dos tipos de coisas que eu gostaria e não gostaria, o que seria importante para mim moralmente, eticamente, espiritualmente etc.

Ter diretivas antecipadas válidas também evita um cenário não incomum, onde os membros da família são colocados uns contra os outros, com ideias às vezes muito diferentes e conflitantes sobre “o que ele/ela teria desejado.” A dinâmica familiar pode ser, bem, complicada. A clareza sobre quem é o tomador de decisão designado beneficia a todos!

E como isso é benéfico, nas internações hospitalares!!!

Uma das abordagens mais fáceis de usar para diretivas antecipadas vem da organização Aging with Dignity e é chamada simplesmente de Cinco Desejos ou 5 decisões a serem tomadas!

Decisão 1
Definição perante a família, da pessoa que eu quero que tome minhas decisões de saúde se eu não puder tomar as minhas próprias (Procuração para Saúde). Essa pessoa deve ter o maior conhecimento possível sobre a Pólio, a Síndrome Pós Pólio e das minhas dificuldades específicas a respeito! Para dar um direcionamento adequado junto as equipes médicas!

Decisão 2 
Os tipos de tratamento médico que eu quero ou não quero; e por quê! Isso deve ser conversado adequadamente com o nosso Procurador de Saúde.

Decisão 3
Quão confortável eu quero estar; o que não quero sentir, ou ficar preocupado a respeito.

Decisão 4 
Como quero que as pessoas me tratem; equipe médica, familiares, amigos, etc

Decisão 5 
O que eu quero que meus familiares saibam. Definir com o seu Procurador de Saúde, o que deve ser colocado, como eles podem ajudar….

Os Cinco Desejos ou Decisões, são um exercício que vale a pena realizar, mesmo além de sua aplicação prática. Por quê? Com esse tipo de reflexão, muitos Sobreviventes da Pólio, tem aceitado mais facilmente as modificações que precisam fazer no estilo de Vida, para que o seu envelhecer seja mais pleno e Feliz!

Muitos inclusive, melhoram seus laços familiares, quando entendem, como nossos familiares se sentem impotentes diante de nossa dor e não sabem o que fazer para ajudar, porque muitas vezes nos fechamos a qualquer tipo de ajuda…

EM SUMA

Os seres humanos tendem a ser reativos em vez de proativos. Um exemplo gritante é a crise das mudanças climáticas, que vem se aproximando há décadas. No entanto, como sociedades e nações, estamos apenas começando a enfrentá-lo, mesmo que as consequências se tornem cada vez mais – desastrosamente evidentes.

Sabemos que o planejamento e a preparação são importantes, que fazem a diferença em muitos aspectos de nossas vidas. Deixar de planejar o fim de nossa vida ou nosso Envelhecimento é realmente perigoso, colocando não apenas a nós mesmos, mas aqueles que amamos, em uma posição ruim.”

A hora de se preparar não é quando a crise chegar (como acontecerá para todos nós), mas antes! Da mesma forma, nos preparar para o nosso envelhecimento é fundamental! Pois o futuro começa agora!!!

Fonte:
Post-Polio Health Vol. 38, No. 3 Summer 2022 www.post-polio.org

Back To Top