Skip to content
AGENDE UMA AVALIAÇÃO PUBLICAÇÕES
Fadiga Ou Ansiedade?

Fadiga ou Ansiedade???

Pergunta de uma Sobrevivente da Pólio!

“Tenho lutado com uma bagagem emocional pesada ultimamente. Tenho sentido muita ansiedade. Não diria que estou isolada, mas meus problemas pós-pólio tornaram cada vez mais difícil sair e me locomover. Por causa disso, comecei a usar uma scooter para me locomover. Não tenho vergonha, por si só, de ser vista usando-a, mas isso faz com que ir a qualquer lugar pareça muito mais difícil. Muitas vezes me pego dizendo: “Prefiro ficar em casa”. Parece tanto um obstáculo mental quanto físico. Você tem alguma dica prática ou insights para ajudar a lidar com esse fardo e começar a me sentir mais à vontade comigo mesma?”

Resposta da Dra.  Rhoda Olkin, (Professora de psicologia clínica na California School of Professional Psychology em São Francisco, diretora executiva do Institute on Disability and Health Psychology e sobrevivente da poliomielite):

Entendo muito bem esse problema, me sinto ansiosa e às vezes não quero me incomodar com o quanto é mais difícil sair do que antes. E fica mais fácil dar uma desculpa para não sair de casa. Tenho algumas dicas sobre a logística e algumas considerações importantes para a saúde mental.

Primeiro, logística:

Você tem mais probabilidade de ir a lugares com a scooter se ela for muito, muito, fácil de transportar. Se você tiver que colocá-la em um elevador na parte de trás do carro, ficar de pé enquanto aperta o botão que levanta a scooter e depois caminhar até o assento do motorista, isso pode parecer mais esforço do que vale a pena. Se você tem dois ou mais lugares para ir, é muita energia gasta apenas transportando a scooter. Se você consegue dirigir a scooter por uma rampa até uma van, isso é mais fácil, mas você ainda tem que se transferir para outro assento. Quando eu tinha uma scooter na parte de trás do meu carro, era muito cansativo colocá-la para cima e para baixo e caminhar até o assento do motorista.

Considere se há algo que tornaria a saída mais fácil. Dependendo da sua mobilidade, às vezes ser deixado bem na frente de algum lugar (como um restaurante) e usar um andador pode ser menos desgastante. Se possível, não desperdice energia com coisas que não o alimentam emocionalmente.

E em relação a saúde mental?

Sair de casa toda semana (mesmo 2 a 3 dias por semana) é muito importante para a saúde mental. Digo isso como uma pessoa caseira e introvertida que prefere muito ficar em casa. No entanto, sei o quanto me sinto melhor quando saio de casa. Até mesmo um passeio de scooter ao redor do quarteirão pode ajudar. Pode ser difícil dizer se é logística e fadiga, ou ansiedade, que faz você querer ficar em casa.

Aconselho a falar com um psicólogo a respeito. Isso vai ajudar a clarear onde realmente está o problema. O que pode já fazer é pensar em estratégias que facilitem a sua saída de casa, e contar com uma rede de apoio pode ajudar bastante!

Fonte:
Post-Polio Health Vol. 40, No. 2 Spring 2024 www.post-polio.org

Back To Top