skip to Main Content
Fadiga SPP E Covid!

Fadiga SPP e COVID!

“Tenho 87 anos e sofro não apenas de fadiga relacionada à SPP, mas também de fadiga prolongada por COVID. Quanto devo avançar? Eu me preocupo com danos. Meu cansaço fica intenso e me deixa sem fôlego. Fiz exames de saúde completos, todos normais. Eu pratico todas as dicas de ajuda e uso dispositivos de assistência. Algum de vocês teria algum conselho para alguém nessa situação que está lidando com fadiga relacionada à SPP ou fadiga que foi agravada pelo COVID?”

Segundo o que a  Dra Rhoda Olkin, PhD, Sobrevivente da Pólio, especializada em deficiência e Sequelas da Pólio, disse anteriormente sobre a fadiga certamente se aplicariam a esta situação, exceto, claro, que você tenha um multiplicador na sua fadiga. O que ela estava falando sobre a fadiga muscular e a necessidade de recuperação dos músculos, às vezes você não sabe o que vai acontecer até que você supere alguma coisa.

É frustrante ter que reservar o tempo que você precisa para descansar e se recuperar, mas o que costumo dizer aos meus clientes é pensar nas coisas que dão luz e cor à sua vida e tentar priorizar aquelas com a energia que você tem, especialmente quando você está em um período de recuperação de COVID. Não sabemos quanto tempo isso vai durar.

Quando você estiver em um período em que suas forças diminuem, seja mais gentil consigo mesmo. Tente deixar de lado as coisas que você absolutamente não precisa fazer. Veja se você consegue fortalecer os músculos “perdidos”, por assim dizer, para obter o apoio de que precisa. Imagine-se convalescendo.

Sei que isso pode ser problemático para alguns de vocês que tiveram traumas durante a convalescença da poliomielite, então isso também pode estar desencadeando alguns sentimentos. A resposta simples seria ver quanta energia você tem e tentar não ultrapassar essa quantidade. Ou, como Rhoda disse antes, crie um dia de recuperação se souber que vai precisar dele.

Quem respondeu a essa questão foi o Dr. Machell, especialista em Sobreviventes da Pólio, que trabalha junto com a Dra Olkin.

Fonte:
Post-Polio Health Vol. 39, No. 2 Spring 2023 www.post-polio.org

Back To Top