Posso ter gripe e COVID-19 ao mesmo tempo?
Sim. É possível ter gripe, assim como outras doenças respiratórias e COVID-19 ao mesmo tempo. Foi o que aconteceu com a “tripledemia” (quando os casos de gripe, Vírus e COVID-19 colidem). Alguns dos sintomas da gripe, COVID-19 e Vírus Respiratório são semelhantes, tornando difícil distinguir entre eles apenas com base nos sintomas. Os testes de diagnóstico podem ajudar a determinar se você está com gripe, COVID-19 ou Vírus Respiratório.
As vacinas devem ser administradas a alguém que se sinta doente? E se eles tiverem febre?
Não. O ideal é que a vacinação seja adiada (adiada) para pessoas que tenham febre ou sintomas respiratórios graves. Embora a doença ligeira não seja uma contraindicação à vacinação, as consultas de vacinação destas pessoas devem ser adiadas para evitar a exposição dos profissionais de saúde e de outros pacientes aos vírus que causam estas doenças.
Ao agendar ou confirmar consultas para vacinação, os pacientes devem ser instruídos a notificar o consultório ou clínica com antecedência se atualmente apresentam ou desenvolveram quaisquer sintomas de COVID-19, gripe ou Vírus Respiratório. Além disso, uma infecção anterior por qualquer uma dessas doenças virais não protege alguém de infecções futuras, mas a imunidade resultante da infecção pode dar proteção contra a mesma doença por um ou dois anos. A melhor forma de prevenir essas doenças é vacinar-se seguindo o calendário de vacinação mais recente.
Quando alguém deve ligar para o seu Profissional de Saúde, ir ao Pronto Atendimento ou ao Pronto Socorro?
Ligue para o seu profissional de saúde sempre que estiver preocupado. Considere ir a um centro de atendimento de urgência se você tiver febre acima (38,9 C) , estiver com dificuldade para respirar, incluindo falta de ar do que o normal em atividades normais, tiver tido febre acima de (38,3 C) por mais mais de 2-3 dias ou sintomas que não sejam sintomas respiratórios superiores, como dor no peito, sintomas urinários ou problemas para comer ou beber.
É hora de ir ao pronto-socorro – se você tiver falta de ar intensa, dor no peito, febre que dura mais de 3-5 dias, dor intensa em qualquer lugar, nível de consciência prejudicado, sangramento não relacionado a um pequeno corte ou desmaio.
Fonte:
Dra. Marny K. Eulberg
https://polionetwork.org/archive/tjsomaxeqhi0km6jn6a3hstsfdoq9u