SPP a fraqueza pode causar tremores?
Pergunta: Tive poliomielite, que me deixou gravemente paralisado nos quatro membros, costas, cabeça, pescoço e peito, e desde então dependo de cadeira de rodas. Meu problema é o seguinte: depois de sair da cama por um tempo, começo a tremer. Não sinto frio, apenas tremores – cabeça, pescoço, ombros – quando estou sentado na cadeira de rodas. Consigo parar, mas começa sem motivo e está piorando. Minhas mãos tremem quando as uso, mas interpreto isso como talvez idade + fraqueza causada pela poliomielite. Mas isso poderia ser o início do Parkinson?
Resposta do Dr. Bruno (especialista em poliomielite e Síndrome Pós Pólio) :
Existem duas grandes categorias de tremor. “Tremor de repouso” (tremores quando os músculos estão em repouso), como na doença de Parkinson, e “tremor de ação” (tremores quando os músculos estão sendo usados). A causa do tremor de um sobrevivente médio da pólio — e possivelmente o seu — pode ser facilmente explicada usando sua própria interpretação: “idade + fraqueza da pólio”. Acredito que há duas possibilidades para o seu tremor.
O primeiro e mais provável é um “tremor de ação” causado pela “idade + fraqueza da poliomielite”, estressando músculos cujos poucos neurônios motores restantes, sobrecarregados, envelhecidos e danificados pelo poli vírus, não conseguem sustentar o disparo para ativar os músculos de forma contínua e suave, por exemplo, ao usar as mãos e sentar-se ereto na cadeira de rodas. A perda do disparo suave e contínuo dos neurônios motores faz com que os músculos liguem e desliguem, causando tremores. Descansar as mãos e deitar-se interrompe o tremor, permitindo que os neurônios motores se recuperem metabolicamente e voltem a disparar suavemente.
A segunda possibilidade, que é rara, é uma condição chamada “tremor fisiológico intensificado”. Também conhecido como “tremor de ação“, ocorre quando os neurônios motores do cérebro disparam intermitentemente quando você usa os músculos, causando tremor. O tremor é considerado “aprimorado” porque os tremores ocorrem mesmo quando você não sobrecarregou os músculos. Ele também cessa quando você descansa, por exemplo, ao deitar na cama.
O tratamento mais simples para um “tremor do neurônio motor” pós pólio é monitorar suas atividades e reduzir ou eliminar circunstâncias que causam estresse nos músculos – e nos neurônios motores – e desencadeiam o tremor. O tremor espasmódico também diminui com a redução da atividade muscular, mas pode ser necessária medicação para que haja uma redução significativa do tremor, o que melhora sua capacidade funcional.
Neurologistas especializados em distúrbios do movimento devem ser capazes de fazer o diagnóstico, mas somente se estiverem cientes da possibilidade de um tremor subjacente de “idade + fraqueza da poliomielite”. Fique atento a isso quando consultar um médico a respeito…
Fonte:
https://polionetwork.org/archive/inazvwftii04pykho7gy46n9r86he0