SPP Quanto devo usar meus músculos?
Não há regras rígidas sobre quanta atividade muscular você deve fazer como um sobrevivente da poliomielite. Não usar os músculos leva à fraqueza, mas o uso excessivo dos músculos também pode levar à fraqueza. A melhor e primeira coisa que você pode fazer é ouvir seu corpo. Procure ajuda ou estratégias para gerenciar a fraqueza muscular e a fadiga. Faça sempre testes e monitoramento musculares regulares!
Fique atento a perda muscular e metabolismo. Se você tem perda de massa muscular (atrofia), considere que isso pode afetar sua taxa metabólica. Taxa metabólica é a quantidade de energia que seu corpo usa no funcionamento do dia-a-dia. Alguns sobreviventes da pólio têm uma taxa metabólica reduzida devido à perda de massa muscular. Isso afeta a capacidade do corpo de gerenciar o peso, e também pode mudar a maneira como os medicamentos e o álcool afetam você. Recomendamos que você discuta quaisquer preocupações sobre isso com seu médico.
Testando a força muscular
Os profissionais de saúde podem testar a força muscular e dar conselhos sobre quanta atividade você pode fazer. Por exemplo, um médico pode encaminhá-lo para um teste chamado eletromiógrafo. Ele fornece informações sobre o tamanho das unidades motoras musculares e como os músculos respondem à mensagem que lhes diz para contrair. Ele pode ser útil, mas só olha para os músculos específicos que estão sendo testados. Para testar todo o seu corpo levaria muito tempo, e poderia ser caro.
Uma unidade motora inclui o corpo nervoso, o axônio (ou ramo) do nervo e as fibras musculares às quais os nervos se conectam. Se a unidade motora é maior do que o normal, mostra que dos nervos saudáveis cresceram “brotos”. Esses brotos são terminações nervosas extras para ajudar a fazer o trabalho dos nervos danificados – eles adotam fibras musculares órfãs. Isso ajuda o músculo a trabalhar, apesar dos danos da poliomielite. No entanto, esses brotos podem falhar mais tarde na vida. Haverá, então, menos terminações nervosas conectando-se às fibras musculares.
Um profissional de saúde pode testar sua força muscular manualmente. Eles podem usar um gráfico muscular, que é uma escala de 0 a 5. Nessa escala, 0 significa nenhuma resposta muscular e 5 significa uma forte resposta muscular. O teste analisa sua força muscular e resistência enquanto você tenta mover suas articulações. Para os sobreviventes da poliomielite, pode haver fraqueza e fadiga nos músculos. A fadiga é notada por ter menos força com tentativas repetidas. Este teste muscular não mostra o quanto suas unidades motoras mudaram, ou quantos “brotos” ainda estão presentes. O que ele pode mostrar é como essas mudanças afetaram sua função muscular e com isso proporcionar melhor gerenciamento de energia.