Todos que tiveram Pólio, terão a Síndrome Pós Pólio (SPP)?
Depende do que foi lesado pelo vírus da Poliomielite. Aqueles que sobreviveram à poliomielite sem envolvimento dos nervos motores não desenvolvem SPP. A síndrome pós poliomielite não é contagiosa. Não é uma reativação do vírus, mas sim um efeito de deterioração dos nervos substitutos ou suplementares.
Fatores de risco da síndrome pós poliomielite:
A síndrome pós poliomielite tende a se desenvolver lentamente, com períodos alternados de estabilidade seguidos de aumento dos sintomas. O desenvolvimento da SPP ocorre ao longo do tempo. A SPP ocorre em indivíduos com histórico de poliomielite que inclui envolvimento de nervos motores. Normalmente não é fatal, a menos que a respiração seja afetada e não tratada. Os indivíduos diferem na quantidade de função afetada. Alguns terão casos leves de SPP com pequenas adaptações, enquanto outros terão problemas mais significativos que exigem mudanças no estilo de vida.
Os sintomas incluem alguns ou todos estes fatores:
- fraqueza progressiva nos músculos e articulações
- dor nos músculos e articulações
- fadiga e exaustão do corpo/mente com atividade mínima
- perda de apetite
- febre
- atrofia muscular (perda)
- distorções ósseas, como escoliose (curvatura da coluna)
- problemas respiratórios
- distúrbios do sono, insônia, apnéia do sono
- problemas de deglutição
- intolerância à temperatura fria, ocasionalmente intolerância ao calor
Os fatores de risco para SPP incluem uma incidência mais elevada naqueles indivíduos que tiveram um curso inicial grave de poliomielite com envolvimento do nervo motor. Se a recuperação da função foi boa ou excelente desde o evento inicial da poliomielite, é colocada mais pressão sobre os nervos suplementares, o que pode levar à insuficiência nervosa motora da síndrome pós-poliomielite. O desenvolvimento da poliomielite mais tarde na vida, na adolescência ou na idade adulta, pode estar relacionado a um risco maior de SPP porque os terminais nervosos emergentes se desenvolvem mais lentamente à medida que os indivíduos envelhecem. O exercício excessivo até o ponto de fadiga muscular pode ser um gatilho para a SPP se você tiver histórico de poliomielite com envolvimento dos nervos motores.
Fonte:
www.christopherreeve.org/living-with-paralysis/health/causes-of-paralysis/post-polio-
syndrome-poliomyelitis