skip to Main Content

Tenho dificuldade em participar de reuniões virtuais.Algum Conselho?

Recentemente me mudei e me juntei ao grupo de apoio pós-pólio na minha área. Por causa da pandemia, eles ainda não estão realizando nenhuma reunião presencial. O grupo tem uma página privada no Facebook e se reúne no Zoom todos os meses. Eu só atendi algumas ligações, mas estou achando difícil me encaixar. Não sou muito tímido, mas me sinto um pouco como um estranho e estou relutante em falar. Algum conselho?

Resposta Dra. Stephanie T. Machell, especializada em trabalhar com pessoas afetadas pela Poliomielite!

Pode ser o Zoom. Embora possa ser fácil para você entrar em uma sala física cheia de estranhos e se sentir rapidamente à vontade para falar com eles, entrar em uma sala Zoom cheia de pessoas desconhecidas é uma experiência diferente!

As informações que você coletaria automaticamente e nas quais confiaria para orientar suas interações podem ser mais limitadas e/ou difíceis de ler.

As interações também serão limitadas. Pode haver pouca ou nenhuma conversa informal antes do início da reunião, e qualquer que ocorra incluirá todos os presentes, sem oportunidades de falar individualmente ou em grupos menores. Pode ser um desafio saber quando é a sua vez de falar ou se os outros estão prestando atenção quando você fala.

E não importa o quanto você tente, é difícil não se observar, o que pode aumentar sua autoconsciência. Ou pode ser o grupo. Os grupos variam em como são receptivos aos recém-chegados, especialmente se os membros estão juntos há muito tempo e estão mais interessados ​​em conversar uns com os outros do que em conhecer um novato!

Discussões contínuas sobre as experiências de membros de longa data podem ser difíceis para um recém-chegado ingressar de maneira significativa. Ou o grupo pode ter feito um bom trabalho ao receber novos membros pessoalmente, mas não considerou como fazer isso no Zoom.

Quando você comparecer à próxima reunião, tire a pressão de participar. Em vez disso, observe o grupo e suas interações. Veja o quanto você pode discernir sobre cada membro e sobre normas do grupo em torno da participação. Na ausência de contato visual, você consegue identificar sinais de que os membros estão ouvindo uns aos outros? Que pistas eles usam para saber que é sua vez de falar?

Enquanto observa, pense em como você se sente em relação ao grupo, bem como em como o grupo faz você se sentir.

As questões que eles estão abordando são relevantes para você? Existe muita negatividade, seja sobre viver com SPP ou em relação a outros membros? Alguns membros dominam ou há uma divisão equitativa do tempo? Eles são acolhedores para você como um recém-chegado e respeitam um ao outro?

Conhecer algumas pessoas ajudará você a se sentir mais como parte do grupo!

Considere se há um ou mais membros que você gostaria de conhecer melhor e use a função de mensagens do Zoom para enviar uma mensagem privada perguntando se você pode falar com eles mais tarde (certifique-se de estar enviando apenas para eles e não para o grupo !) ou entre em contato por mensagem privada no Facebook ou por e-mail. Conhecer algumas pessoas o ajudará a se sentir mais como parte do grupo.

Depois de observar o grupo, você pode decidir se é o certo para você. Nem todos os grupos são adequados para todos. Mesmo que você decida ficar com o novo grupo, se o seu antigo grupo se reunir no Zoom, por que não continuar participando das reuniões e se beneficiar do apoio e da camaradagem extras?

A Dra. Stephanie T. Machell é psicóloga com prática independente na área da Grande Boston. Ela é especializada em trabalhar com pessoas afetadas pela poliomielite e outras deficiências físicas. Seu pai era um sobrevivente da poliomielite.

Fonte: Post-Polio Health Vol. 37, No. 3 Summer 2021 www.post-polio.org

Foto: Pixabay

Back To Top