Teste de Esforço X Problemas Respiratórios!
“Vou fazer um teste de estresse cardíaco. É perigoso para uma sobrevivente da pólio de 72 anos que tem alguns problemas respiratórios fazer isso?” (Pergunta ao Dr. Maynard, especialista em Síndrome Pós Pólio).
Resposta do Dr. Maynard:
Um teste de estresse envolve alguns riscos, mas eles são minimizados por profissionais médicos treinados e equipados para lidar com paradas cardíacas e arritmias, caso ocorram. Não tenho conhecimento de evidências que digam que os riscos são maiores para aqueles com deficiências respiratórias ou para os sobreviventes da pólio em geral.
Na verdade, os riscos podem ser reduzidos porque as limitações de fraqueza muscular ou limitações respiratórias podem tornar mais difícil para a pessoa que está sendo testada atingir um nível de trabalho que ‘estresse’ o coração ao máximo. Esse problema limita a confiabilidade dos testes de estresse, mas não seus riscos.
A coisa mais importante para você é ter a oportunidade de explicar ao médico, qualquer uma de suas limitações pós pólio, na execução das manobras de exercício que serão usadas para o Teste e para que você não seja forçado além de seus limites.
Embora isso possa limitar o valor dos resultados do teste do ponto de vista do médico cardiologista, pelo menos a manterá a salvo de um novo problema. E existem outras maneiras de avaliar problemas cardíacos preocupantes!
Fonte:
Post-Polio Health Vol. 37, No. 2 Spring 2021 www.post-polio.org