Skip to content
AGENDE UMA AVALIAÇÃO PUBLICAÇÕES
SPP - exercício!

Como se exercitar se você vive com síndrome pós pólio?

Se você tem Síndrome Pós Pólio (SPP), é vital se exercitar moderadamente a cada dois dias para manter os músculos e evitar obesidade, diabetes, derrame e doenças cardíacas. O exercício ajuda a realizar as atividades da vida diária e pode melhorar a qualidade de vida!

Por que se exercitar?

Relato de um Sobrevivente da Pólio, que há 18 anos enfrenta os desafios da Síndrome Pós Pólio!

Embora pareça óbvio, muitos de nós com SPP enfrentamos fraqueza, fadiga e dor suficientes todos os dias para fazer o exercício parecer impossível. Já tentamos exercícios antes e muitos desenvolvem uma atitude negativista sobre o assunto. Assim, dependemos cada vez mais de auxiliares como cadeiras de rodas e scooters. A falta de atividade física contribui para o ganho de peso, o que piora as coisas e nos tornamos ainda mais descondicionados fisicamente. É uma espiral negativa contra a qual precisamos lutar!

Vou tentar dar algumas sugestões práticas que funcionaram para mim, junto com algumas que não funcionaram. O exercício é um dos tratamentos SPP padrão, juntamente com descanso, dieta, conservação de energia e adaptação ao ambiente. É também uma das coisas mais difíceis de fazer.

A Mayo Clinic resume a prescrição de exercícios assim:

“Seu médico ou terapeuta pode prescrever exercícios para você que fortaleçam seus músculos sem que você sinta fadiga muscular. Isso geralmente inclui atividades menos extenuantes, como natação ou hidroginástica, que você realiza todos os dias em um ritmo descontraído. Exercitar-se para manter a forma física é importante, mas seja cauteloso em sua rotina de exercícios e atividades diárias. Evite usar demais seus músculos e articulações e tentar não se exercitar além do ponto de dor ou fadiga. Caso contrário, você pode precisar de um descanso significativo para recuperar suas forças.”

Então, a essência é fazer algum exercício – talvez natação ou hidroginástica – a cada 2 dias, mas não faça muito ou você terá problemas. Eu tenho SPP há 18 anos. Eu costumava odiar exercícios como parte da prescrição pós poliomielite. Como posso me exercitar se não consigo andar ou andar muito longe? Essa pergunta faz parte do negativismo aprendido que pode acompanhar qualquer deficiência. Alguns profissionais médicos olham para nós de muletas ou em cadeiras de rodas e nos dizem para ir com calma. Então, assumimos o papel de desamparados com nossa saúde física. Isso é mortal.

Há muitas evidências publicadas para mostrar que as pessoas com pós pólio precisam e prosperam com exercícios aeróbicos regulares e moderados. Exercícios de treinamento de força para pós poliomielite não são recomendados, pois podem danificar os músculos enfraquecidos.

Os princípios seguros e eficazes para pessoas com SPP são:

  1. Comece gradualmente até 30 minutos de
  2. Aeróbica de nível moderado
  3. Em um ritmo moderado
  4. A cada dois dias
  5. Supervisionado por um fisioterapeuta
  6. Tenha cuidado

Comece gradualmente

Se você não tem se exercitado, comece gradualmente. Em uma clínica, eles queriam que eu fizesse 30 minutos no primeiro dia. Felizmente, eu estava tão fraco que não conseguia obedecer. Todo mundo tem um ponto de partida e capacidade diferentes. Meu fisiatra recomendou exercícios por 3 dias seguidos, cerca de 5-7 minutos, ou, até que eu me sentisse cansado. Então ele disse para calcular a média do tempo por três dias e usar a média como o tempo para cada sessão. Ele sugeriu adicionar 1 minuto toda semana até que eu estivesse em 30 minutos a cada dois dias. Isso pareceu funcionar, mas depois desenvolvi problemas com dor e fadiga adicional. Uma sugestão mais cautelosa é adicionar 1 minuto de exercício a cada 2-3 semanas. Não é uma corrida!

Nível moderado

Se uma máquina de exercícios tem 10 níveis de resistência, moderado é 5. Quando você se exercita com pessoas que vemos suando para ficar em forma em spas e articulações de treino, elas não têm pós poliomielite. Tentar decidir o que é “moderado” é o problema. Cada pessoa tem capacidades diferentes. Estudos sobre o nível que as pessoas com SPP podem lidar são geralmente de curto prazo e inadequados e podem não ser um bom guia para você.

Ritmo moderado

Novamente, não é uma corrida e um ritmo moderado é tudo o que você precisa. Por exemplo, já vi pessoas darem 170 passos por minuto no NuStep. Eu tentei isso e meu fisioterapeuta me desacelerou para 115 passos por minuto no máximo. Cada tipo de exercício terá uma cadência moderada que você pode usar. Comece devagar em qualquer caso, cerca de 1/3 do máximo que você espera fazer. Para 115, meu ponto de partida foi de 40 passos por minuto. Cada pessoa terá um ritmo moderado diferente definido pelo fisioterapeuta.

Exercite-se a cada dois dias

Qualquer que seja o exercício que funcione para você, a recomendação é fazer exercícios a cada dois dias, descansando no meio. Os músculos e nervos do SPP precisam de um descanso. O exercício deve ser moderado, não extenuante. Você não quer suar ou ficar sem fôlego no final da sessão, nem quer dores musculares. Eu recomendo que você tente encontrar um exercício regular que você possa fazer em casa durante o bom e o mau tempo. As academias são ótimas para algumas pessoas, mas você pode achar que o esforço de ir lá, se exercitar e voltar para casa é mais do que você pode suportar a cada dois dias.

Supervisionado por um fisioterapeuta

Essas sugestões devem ser tomadas sob os cuidados e controle de um fisioterapeuta que entenda de SPP. Não faça isso sozinho. Se o seu fisioterapeuta for vago sobre a SPP, peça que ele pesquise antes de fazer recomendações. O exercício para SPP não é treinamento para esportes, Olimpíadas ou fortalecimento muscular. Fisioterapeutas esportivos, podem não entender a síndrome Pós Pólio e podem causar problemas. Trabalhei com alguém que pesquisou no livro de Fisioterapia Esportiva e aprendeu como somos diferentes. Antes disso, ela continuava me pressionando para fazer mais.

Tenha cuidado

No estudo Kriz , 10 pacientes com SPP se exercitaram por 16 semanas a uma intensidade de 70% a 75% da frequência cardíaca potencial. Os pacientes com SPP mantiveram a mesma intensidade que o grupo controle que não estava incapacitado. Nenhuma dor de longo prazo foi registrada. Os resultados do estudo foram que 10 pessoas melhoraram a saúde cardiovascular. O que o estudo não decidiu foi se eles poderiam manter esse nível de esforço a longo prazo. Minha experiência tem sido que os pacientes pós pólio devem ser muito cautelosos. Tive 2 casos em que a fisioterapia guiada me causou danos nos nervos e músculos que levaram de 3 a 6 meses para se recuperar. A primeira vez que notei dor foi 9 meses depois de começar 30 minutos a cada dois dias. Pode ser desanimador parar de se exercitar porque os músculos estão doloridos, mas isso pode acontecer.”

Fonte:

Por Stephen Pate

Publicado pela NJN Network, 26 de março de 2017

(http://njnnetwork.com/2017/03/exercise-regularly-if-you-are-living-with-post-polio-syndrome)

Back To Top