Existe algum exercício que melhore a saúde óssea para SPP?
O tipo de pesquisa que responderá às perguntas sobre os efeitos a longo prazo dos medicamentos, efeitos colaterais e exercícios levará pelo menos uma década para fornecer as respostas às suas perguntas. Isto provavelmente não será muito útil para você, para mim e para a maioria dos nossos colegas sobreviventes da poliomielite, mas pode ser útil para os sobreviventes “mais jovens” da poliomielite.
Não sou pesquisadora – apenas uma sobrevivente da poliomielite que também é médica que trata outros sobreviventes da poliomielite. A maior parte da pesquisa parece indicar que apenas o exercício de sustentação de peso através de um ou mais ossos específicos promove o aumento da densidade óssea. O interessante é que o exercício em piscinas/água não demonstrou melhora na densidade óssea, mas sim melhora em muito a Qualidade de Vida! Se uma pessoa tem fraqueza muscular em torno de um determinado osso, é muito difícil suportar peso através desse osso e pode causar mais fraqueza muscular.
Foi sugerido que a estimulação por solavancos/vibratória pode aumentar mais a densidade óssea do que a sustentação de peso. Dito isto, não vi muita ou mesmo nenhuma investigação publicada que demonstrasse um efeito comprovado na densidade óssea ou na diminuição das fraturas.
Compreendo perfeitamente os obstáculos significativos à obtenção das respostas que nós, sobreviventes da poliomielite, gostaríamos de ter. Há um custo significativo para realizar qualquer pesquisa, especialmente pesquisas que precisam ser feitas ao longo de décadas.
Existe o desafio de encontrar um grupo para investigação de sobreviventes da poliomielite que sejam razoavelmente semelhantes nas suas características físicas e que sobrevivam durante o longo período de acompanhamento necessário. Duvido que existam quaisquer empresas farmacêuticas ou outros patrocinadores que possam se beneficiar financeiramente desta investigação (e, portanto, estarem dispostos a financiar ou financiar parcialmente a investigação).
Dito isto, as questões sobre a osteoporose e as fraturas em pessoas com fraqueza nos membros, especialmente nas extremidades inferiores, não se aplicam apenas aos sobreviventes da poliomielite, mas também às pessoas com lesões na medula espinal, distrofias musculares, esclerose múltipla, etc. Na minha perspectiva, pode haver um público suficiente para que se obtenha esse tipo de informação, no tempo.
Fonte:
Dra. Marny K. Eulberg (Sobrevivente Poliomielite)
https://polionetwork.org/archive/aw3r07qnm4iqymlgrcnd09o9ajioe6