Síndrome Pós Pólio, Doença Renal e Enzimas Hepáticas
Perguntas dirigidas ao Dr. Richard Bruno, HD, PhD, especialista em Síndrome Pós Pólio e Diretor do Centro Internacional de estudos sobre a Pólio!
“Meu médico me diagnosticou com doença renal crônica a partir de um exame de sangue sem exame de urina. A certa altura, ele me diagnosticou com um alto nível de homocisteína. Li que certos problemas renais podem causar um falso nível de homocisteína. Estou preocupado e confuso com a possibilidade de ter sido diagnosticado incorretamente devido aos possíveis efeitos que a Síndrome Pós Pólio (SPP) pode ter nos rins. Não tenho certeza do que fazer ou acreditar. A SPP pode ter causado esses achados no meu exame de sangue? Eu olhei para dietas “amigas dos rins” e elas recomendam cortar proteínas e outras coisas que ajudam os sobreviventes da pólio com fadiga e problemas ósseos. O que fazer?”
Resposta do Dr. Bruno:
Poliomielite e Síndrome Pós Pólio (SPP) não afetam a função renal. A doença renal deve ser diagnosticada por exames de sangue para creatinina (NÃO creatina) e não apenas homocisteína. Uma segunda opinião com um especialista em rins se torna necessário. Falar com um dietista/nutricionista que conheça a Síndrome Pós Pólio, sobre dietas que são “amigas dos rins” é uma boa ideia!
Pergunta Adicional: A creatinina é uma enzima hepática? A última vez que fui ao médico, ele disse que minhas enzimas hepáticas estavam altas e não entendia o porquê. Isso seria causado pela SPP?
Resposta: Nem problemas de função renal nem enzimas hepáticas elevadas são problemas de poliomielite ou SPP. E a creatinina não é uma enzima do fígado, mas um produto da degradação muscular removido pelos rins.
Níveis anormalmente altos de creatinina alertam para um possível mau funcionamento ou falha dos rins. É por esta razão que os exames de sangue padrão verificam rotineiramente a quantidade de creatinina no sangue!
Fonte:
https://www.papolionetwork.org/newsletters-and-index.html