Skip to content
AGENDE UMA AVALIAÇÃO PUBLICAÇÕES
SPP - Massagem!

SPP – Abordagens clínicas para Massagem!

A massagem é conhecida por ter muitos benefícios gerais para a saúde, incluindo diminuição do estresse e da ansiedade, aumento do fluxo sanguíneo, diminuição da pressão arterial, diminuição da dor e rigidez. Certas técnicas também podem resultar em diminuição do edema e hipersensibilidade. Muitas pessoas com síndrome pós-poliomielite (SPP) sofrem de dor, intolerância ao frio e hipersensibilidade. A maioria das pesquisas e livros sobre o gerenciamento da SPP simplesmente afirma que a massagem pode ser útil no controle desses sintomas; no entanto, a literatura médica carece de informações mais específicas.

Tradicionalmente, a massagem profunda ou massagem sueca são os métodos de escolha para melhorar o fluxo sanguíneo, diminuir o espasmo muscular e promover o relaxamento muscular. No entanto, essas técnicas podem produzir dor por vários dias depois. Isso pode causar diminuição da função de certos indivíduos com SPP enquanto os músculos estão se recuperando. Outras técnicas podem ser igualmente eficazes.

Por exemplo, o método de Strain-Counterstrain (SCS) é um procedimento que utiliza posicionamento passivo para aliviar a dor, costuma ser muito eficaz e facilmente ensinado a um paciente e/ou cônjuge/parceiro. Embora pareça doloroso e agressivo, na verdade é exatamente o oposto. O terapeuta coloca o membro na posição mais relaxada para reduzir mecanicamente o estresse nos músculos em questão e, em seguida, usa uma leve pressão manual especificamente nos locais de espasmo ou anormalidade palpável dos tecidos moles para fazer o músculo relaxar. Esse tipo de terapia realmente treina o músculo e pode ter um efeito duradouro.

Fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e massoterapeutas usam a massagem para diferentes propósitos em sua prática. Os massoterapeutas são certamente os especialistas em diferentes técnicas de massagem e são capazes de dedicar seu tempo a relaxar todo o corpo. Eles podem concentrar mais esforços na parte do corpo que você solicitar, mas também são capazes de abordar todos os grupos musculares e melhorar todo o fluxo de fluidos corporais.

Fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais usam técnicas específicas de mobilização de tecidos moles para promover o alívio da dor e melhorar a função muscular no que se refere a problemas específicos de mobilidade e controle de edema. Se você tiver quantidades significativas de dor contínua e rigidez muscular, uma recomendação pode ser fazer massagem terapêutica para tratar a dor e a rigidez muscular, e também fazer fisioterapia ou terapia ocupacional para corrigir os problemas mecânicos subjacentes que estão causando seus sintomas contínuos.

Orientações para massagem em casa

A massagem não precisa ser realizada por um profissional para ser útil. De um modo geral, se for bom, tudo bem. Se seu cônjuge estiver massageando suas pernas, por exemplo, dê a ele um feedback específico sobre o que é bom e o que não é. É sempre uma boa ideia começar com uma pressão mais leve e, em seguida, pedir que aumentem a pressão conforme achar necessário. A massagem não precisa doer para ser benéfica. Para aumentar o fluxo sanguíneo e o relaxamento muscular, a pressão moderada costuma ser muito eficaz sem produzir efeitos colaterais dolorosos.

Usar uma bolsa de calor antes da massagem pode ajudar a relaxar os músculos, tornando a massagem um pouco mais fácil. Quanto mais completamente a mão estiver em contato com a área a ser massageada, mais relaxante será a massagem.

Se você tiver um espasmo muscular ou ponto de gatilho, manter a pressão constante na área é a melhor maneira de relaxá-la. Isso é conhecido como terapia de ponto gatilho. O erro que a maioria das pessoas comete é enfiar os dedos na área do espasmo e esfregar para frente e para trás. Isso pode ser muito irritante e causar mais dor, além de agravar o espasmo e fazer com que os músculos circundantes fiquem tensos. Comece levemente e aumente gradualmente a pressão até que o ponto de gatilho relaxe. Faça pausas intermitentes ou alterne entre áreas de espasmo. Uma vez que o espasmo esteja relaxado, execute movimentos suaves e uniformes na área geral com a palma da mão.

Embora normalmente não seja tão relaxante ou fácil de fazer, a automassagem ainda pode ser útil. É importante ouvir o feedback do seu corpo. Não seja muito agressivo. Tente encontrar a posição mais relaxada possível. Você não quer aumentar a dor ou a tensão muscular nos braços e no pescoço enquanto massageia o pé! Os mesmos princípios e técnicas de massagem com um parceiro se aplicam aqui.

A automassagem pode ser realizada sempre que você sentir necessidade. Muitos dos meus clientes inicialmente realizam massagens em casa diariamente e depois diminuem a frequência à medida que a dor melhora. O melhor parâmetro é ouvir seu corpo.

Preocupações

Existem algumas circunstâncias em que a massagem deve ser realizada com mais cuidado. Membros com edema crônico, hipersensibilidade, pele frágil, feridas abertas ou neuropatia diabética devem ser abordados de maneira um pouco diferente. A massagem agressiva pode ser intolerável e pode causar mais problemas. Nesses casos, uma técnica muito leve é útil. Pode ser relaxante e analgésica e pode até ser útil no controle do edema.

A melhor técnica nessas situações é semelhante à técnica de drenagem linfática manual usada para pacientes com linfedema. Começando na parte superior do membro afetado, usando contato total com a palma da mão e os dedos da mão, aplique pressão suficiente apenas para esticar a pele. Puxe suavemente a pele em direção ao topo do membro. Em seguida, mova a mão um pouco para baixo no membro e repita, descendo até o final do membro. Essa técnica é útil com vários tipos de inchaço e tem sido muito bem-sucedida na redução da hipersensibilidade. Se você luta com qualquer um desses problemas, eu recomendaria obter um encaminhamento para um terapeuta de linfedema ou consultar um massoterapeuta treinado no tratamento de linfedema. Eles podem ensinar a você e seu parceiro exatamente o que fazer. É muito fácil de aprender, mas é um pouco diferente para cada pessoa.

Se a pele for muito frágil ou houver uma ferida aberta no membro em questão, tenha cuidado. Mantenha a pele bem hidratada e nunca aplique pressão direta sobre o local de uma ferida. No entanto, uma massagem muito leve sobre áreas de pele intacta ainda pode ser realizada. Acariciar a pele de forma simples e leve sem qualquer aplicação de pressão, ou a técnica de linfedema descrita acima pode ser usada com segurança.

Se você tem neuropatia diabética, deve ter em mente que sua sensação está alterada. Você pode não ser capaz de avaliar com precisão se a quantidade de pressão durante uma massagem está boa. Pressão leve a moderada é melhor para evitar qualquer dano aos tecidos moles.

Não tenha medo de procurar aconselhamento profissional! Se você tiver alguma dúvida ou lutar com qualquer um dos problemas específicos listados acima, uma ou duas visitas com um profissional para obter instruções sobre o método de massagem correto para você pode valer a pena.

Fonte:
Publicado originalmente em Saúde Pós-Pólio (Vol. 27, No. 1, Inverno de 2011)
https://post-polio.org/living_with_polio/every-body-benefits-from-massage/

Back To Top