SPP – Inchaço das pernas!
Eu tive poliomielite em 1940. Com tratamento e exercícios, pude viver uma vida “normal” e lecionei na escola por muitos anos. Aos 50 anos, comecei a ter uma nova fraqueza. Agora tenho 79 anos e minhas pernas mostraram maior fraqueza. Eu uso uma cinta completa na minha perna esquerda e uma cinta curta na minha perna direita. Ultimamente tenho caído mesmo com meu andador. Minha perna esquerda está muito inchada. Os efeitos tardios da poliomielite podem estar causando o inchaço?
Existem muitas razões pelas quais o inchaço das pernas pode ocorrer. Todos eles envolvem retenção de líquidos e, geralmente, a causa mecanicista é o “fluxo de retorno” inadequado do sangue que transporta o fluido para fora da perna e de volta ao coração. Se você teve fraqueza piorando lentamente por muitos anos e aos 79 anos precisa de uma cinta de perna longa esquerda, provavelmente você tem inchaço nessa perna devido à contração muscular inadequada bombeando sangue de volta para fora da perna quando você está em pé.
É especialmente provável que essa seja a explicação se o problema se desenvolveu gradualmente, juntamente com o aumento lento da fraqueza nas pernas pós poliomielite, e se for pior no final do dia do que pela manhã (depois que a perna foi elevada durante a noite na cama, o que drena o fluido).
Outras causas comuns de inchaço nas pernas são feridas abertas no pé/perna, que podem resultar em linfedema (produção excessiva de líquido nos tecidos moles ao redor da ferida) e problemas renais ou cardíacos que levam à retenção excessiva de sal e água em todo o corpo, especialmente nas pernas quando você está de pé. Neste último caso, deve haver inchaço em ambas as pernas, mesmo que haja mais na perna esquerda mais fraca, onde há menos ação muscular para bombear o sangue. Muitas vezes, em pessoas idosas, há mais de um fator que contribui para o inchaço das pernas.
Se o inchaço aparecer repentinamente em apenas uma perna, especialmente se essa perna também ficar dolorida e vermelha, você deve consultar um médico o mais rápido possível para testar se há um coágulo sanguíneo na veia da perna. Os coágulos sanguíneos venosos impedem que a veia drene o sangue da perna, o que resulta em inchaço.
Os pilares do tratamento para o sintoma de inchaço nas pernas, especialmente quando outras causas diretas não são encontradas, incluem restringir a ingestão de sal, a elevação das pernas o máximo possível e o uso de meias de apoio ou bandagens nas pernas. É importante controlar o inchaço das pernas porque, caso contrário, ele piorará gradualmente e, mais cedo ou mais tarde, levará a problemas adicionais (como feridas / úlceras abertas, peso na perna que dificulta a locomoção, mau ajuste de sapatos e suspensórios e coágulos sanguíneos, entre outros).
Fonte:
Saúde pós-pólio, Volume 27, Número 4, Outono de 2011
Pergunte ao Dr. Maynard
Frederick M. Maynard, MD