skip to Main Content
Apneia Do Sono!

Tratamento para apneia do sono para sobreviventes da poliomielite?

Artigo escrito pelo Dr.  Richard L. Bruno, HD, PhD, especializado em Poliomielite e Síndrome Pós Pólio!

Mais de três dezenas de estudos sobre sobreviventes da poliomielite encontraram taxas mais elevadas de distúrbios do sono – do que na população em geral. Apneia do sono em 7% a 65%, hipoventilação (respiração superficial e apneias causando retenção de dióxido de carbono e baixos níveis de oxigênio) em 15% a 20% e pernas inquietas em 28% a 63%.

Como muitos de vocês sabem, o tratamento geralmente prescrito para apneia e hipoventilação é o CPAP, uma máquina que sopra ar continuamente na boca e/ou nariz para manter as vias aéreas abertas. Embora recomendemos o BiPAP – que sopra ar a uma pressão mais alta quando você inspira e a uma pressão mais baixa para permitir que você expire dióxido de carbono.

Como sempre estamos pesquisando a respeito, surgiu o uso do estimulador de nervos Inspire e vários membros da Post-Polio House perguntaram se este estimulador eletrônico de nervos, anunciado para tratar o sono obstrutivo a apneia seria apropriado também para sobreviventes da poliomielite.

Eu não sabia. Então fiz algumas pesquisas e liguei para a empresa. O sistema  Inspire Sleep Apnea (link do site está no final), consiste em três partes:

  • um dispositivo de monitoramento implantado como um marca-passo em seu peito,
  • um fio estimulador implantado cirurgicamente sob o queixo
  • e um controle remoto portátil.

O monitor e o estimulador trabalham juntos para monitorar sua respiração e fornecer pulsos elétricos ao nervo que controla o movimento da língua. Esses pulsos forçam a língua para a frente da boca, movendo o tecido “flexível” que obstrui as vias aéreas e abrindo espaço para a passagem de mais ar.

Será que esse dispositivo é adequado para os Sobreviventes da Pólio?

Aqui estão as inclusões e exclusões para uso do Inspir Sleep Apnea:

  • Diagnóstico: Você deve ter um diagnóstico de apneia obstrutiva do sono com 75% de apneias obstrutivas, apneias centrais + mistas <25% da porcentagem total de apneias e entre 15 e 65 apneias por hora.
  • Falha na terapia com CPAP: Este tratamento destina-se apenas àqueles que já tentaram a terapia com CPAP e a consideraram malsucedida ou intolerável.
  • IMC inferior a 32: O Inspire não foi testado em pessoas com índice de massa corporal (IMC) superior a 32.

Outras restrições e efeitos colaterais:

  • Inspire não é apropriado para aqueles com colapso concêntrico completo do palato mole;
  • Exclusão: qualquer condição ou procedimento que tenha comprometido o controle neurológico das vias aéreas superiores.

Uau! “Qualquer condição que tenha comprometido o controle neurológico das vias aéreas superiores.” Não foi isso que a poliomielite bulbar fez, “comprometeu o controle neurológico das vias aéreas superiores” ao atacar os nervos cranianos que vêm do tronco cerebral, especialmente aqueles que controlam o palato mole e a garganta, incluindo nosso velho amigo, o nervo vago?

Liguei para um representante da empresa Inspire para perguntar se ter contraído poliomielite era uma exclusão para o uso do Inspire. Depois de tropeçar um pouco, ela disse: “Não estudamos sobreviventes da poliomielite. A médica teria que tomar sua própria decisão.”

Então o Inspire é para você ou para qualquer sobrevivente da poliomielite?

Ao contrário do fabricante do estimulador do nervo vago, que excluiu os sobreviventes da poliomielite, o fabricante do Inspire não se posiciona. Então você tem que fazer sua lição de casa. Primeiro, tenha em mente que muitos sobreviventes da poliomielite não gostam de qualquer tipo de estimulação elétrica. E se você conversar com um médico treinado pelo Inspire, pergunte sobre os possíveis efeitos adversos da estimulação do Inspire nos nervos danificados pela poliomielite que podem ter causado “comprometimento do controle neurológico” dos músculos da garganta. Converse com seu médico antes de tomar qualquer decisão!

Fontes :

https://www.inspiresleep.com/

https://polionetwork.org/archive/218bgb7elyvm0xfccq2kzjdq1tna6n

Back To Top