Skip to content
AGENDE UMA AVALIAÇÃO PUBLICAÇÕES
COVID - Virus

Alergias, resfriado, COVID ou Vírus respiratório?

Todo outono, entrando no inverno, as pessoas que apresentam resfriado, tosse e/ou febre perguntam a si mesmas e aos seus profissionais de saúde: “O que causa isso?” ou “O que é isso que está me deixando doente?”. Felizmente, após a primeira geada mortal, muitas das alergias às plantas desaparecem até a próxima estação de cultivo, mas os alérgenos internos podem incomodar as pessoas durante todo o ano.

Em 2020, o COVID-19 foi incluído na mistura. E então, em 2023 e 2024, o vírus sincicial respiratório foi adicionado à lista. Resfriados, gripes, alergias, COVID e vírus podem apresentar muitos dos mesmos sintomas. E sim, é até possível ter alergias e COVID, ou gripe e COVID, ou alergias e gripe, ou a chamada “tripledemia” de gripe, COVID e Vírus, tudo simultaneamente. COVID parece ser a única doença desta lista que pode fazer com que uma pessoa tenha uma nova perda do sentido do paladar ou do olfato, mas nem todas as pessoas infectadas com COVID perdem o sentido do paladar ou do olfato. Portanto, ninguém pode dizer com certeza que, porque você ainda pode sentir o gosto e o cheiro, você não tem COVID!

O Vírus respiratório, costumava ser considerado apenas uma doença infantil, mas agora aprendemos que os adultos também podem ficar doentes!  O Vírus Respiratório é uma infecção comum “semelhante ao resfriado” em crianças (quase todas as crianças terão uma infecção por vírus aos dois anos de idade). Os sintomas geralmente incluem coriza, diminuição do apetite, espirros, tosse, febre e possível respiração ofegante. A maioria dos sintomas desaparece espontaneamente em 1 a 2 semanas, mas ele também pode ser grave, especialmente em crianças com menos de 2 anos de idade e em adultos e crianças com função respiratória prejudicada. Eles podem precisar de hospitalização para tratar baixos níveis de oxigênio ou desidratação.

Se o problema for apenas devido a alergias, é muito, muito improvável que a pessoa afetada tenha febre, mas muitas vezes ela apresenta espirros incômodos, nariz entupido ou escorrendo e coceira nos olhos.

Os melhores preventivos para COVID, gripe e Vírus Respiratório são as vacinas que agora estão facilmente disponíveis.  Além disso, lavar as mãos com frequência, usar coberturas faciais quando estiver fora de casa e manter distância de outras pessoas que não moram na sua casa podem ser muito eficazes. E existe a velha regra que se aplica quer se trate de resfriados, COVID, gripe ou Vírus – se você estiver doente? Fique em casa! Estas medidas de higiene diminuirão o risco de contrair e espalhar estas infecções respiratórias contagiosas.

Existem vacinas que podem prevenir e/ou diminuir a gravidade da Influenza, COVID e Vírus. Dado que a grande maioria dos Sobreviventes da Pólio, tem 65 anos ou mais, é geralmente aconselhável que recebamos estas vacinas! Nota: Isto não se baseia no facto de termos tido poliomielite, mas sim puramente na nossa idade. No entanto, nenhuma vacina contra a gripe é 100% eficaz na proteção dos receptores contra a gripe se forem expostos a alguém com gripe.

Lembrete : são necessárias duas semanas após a vacinação para que ela seja totalmente eficaz!

Aqueles que não devem tomar a vacina contra a gripe são aqueles com alergias graves a ovos e aqueles que estão com febre (ou qualquer suspeita de infecção, incluindo possível COVID). Pessoas que estão com febre ou foram recentemente expostas a COVID, gripe ou Vírus devem adiar a vacinação, principalmente para evitar a exposição dos vacinadores e da equipe a tudo o que você possa ter.

O tratamento inicial para resfriados, gripe, COVID e Vírus é praticamente o mesmo – líquidos, repouso e tratamento sintomático, como paracetamol (Tylenol) ou ibuprofeno (Advil, etc.) para tratamento de febre e dores no corpo. Fique em casa para minimizar o risco de transmitir esses vírus respiratórios a outras pessoas, evitando especialmente pessoas com imunidade prejudicada e crianças menores de um ano de idade.

Porém é sempre importante conversar com seu médico a respeito!

Fonte:

Dra. Marny K. Eulberg

https://polionetwork.org/archive/tjsomaxeqhi0km6jn6a3hstsfdoq9u

Back To Top