skip to Main Content
Benefícios Da Fisio Aquática Em Grupo!

Benefícios da Fisioterapia Aquática em grupo!

Um estudo foi realizado no sentido de descobrir os reais benefícios que a Fisioterapia em grupo poderia trazer para os Sobreviventes da Poliomielite! Todos os entrevistados experimentaram melhorias físicas concretas e quase todos expressaram efeitos sobre seu bem-estar geral.

O treinamento foi considerado positivo e realizado com prazer. Muitos relataram que a participação em grupo fez com que se sentissem mais responsáveis. Isso contrasta com outras descrições de tratamentos nos estágios iniciais da pólio como sendo difícil, doloroso e obrigatório!

O estudo mostrou que a consciência dos participantes sobre sua própria capacidade física aumentou. Alguns perceberam que sua capacidade física era melhor do que pensavam, enquanto outros descobriram que era pior. Esta última circunstância não foi expressa em termos negativos, mas motivou esses indivíduos. Isso não os privou do prazer de se moverem. Talvez tenha confirmado o que eles sentiam intuitivamente, mas sobre o que estavam incertos. Essa confirmação tornar mais fácil enfrentar e ser mais honesto na comunicação sobre o que eles são capazes ou incapazes de fazer.

Além disso, houve um sentimento de confiança no grupo. Saber que o tratamento foi adaptado às suas necessidades e por isso não os afetaria negativamente fez com que os participantes pudessem confiar no Fisioterapeuta responsável. Assim, o conhecimento profissional da equipe é de grande importância quando uma atividade como essa, é oferecida.

O grupo mostrou-se de grande importância não apenas como fenômeno social, mas também como recurso de aprendizagem. As informações na forma de discussões informais dentro do grupo eram mais aceitas do que as apresentações tradicionais. Apesar de fazer parte da atividade do grupo, os participantes deste estudo raramente se referiam ao que o líder havia ensinado ou informado, mas mais frequentemente ao que haviam aprendido com os outros do grupo!

Dispositivos de apoio e recomendações de métodos de trabalho eram consideravelmente mais fáceis de aceitar se alguém no grupo falasse favoravelmente deles. Uma atividade em grupo como esta, que dura um tempo considerável e é vivida com muita alegria e proporciona uma oportunidade de interação social entre os participantes, é um excelente fórum para dar continuidade a esse processo.

O estudo apontou que o apoio de outras pessoas e também o tempo,  são necessários para mudar ou adaptar uma nova estratégia. Um grupo que funciona bem também pode servir de estímulo para continuar o tratamento. A atmosfera positiva que se constrói no grupo ao longo de um período é algo que os participantes não querem prescindir.

A forma como nos percebemos depende, entre outras coisas, de como percebemos o nosso próprio corpo. Em um estudo qualitativo com pessoas com efeitos tardios da poliomielite, com o objetivo de descrever fatores que influenciavam o desenvolvimento de estratégias cotidianas, constatou que alguns indivíduos desenvolveram uma imagem corporal negativa e uma opinião negativa sobre sua capacidade física. No presente estudo verificou-se que a sensação de ser normal apareceu quando os participantes estavam juntos com outras pessoas na mesma situação.

O treino na água também deu uma sensação de liberdade, um momento em que se pode dominar e controlar o  corpo de acordo com as suas capacidades, necessidades e desejos. “Nós somos nossos corpos” declara Merleau-Ponty, o que significa que se  as pessoas obterem uma imagem positiva de si mesmas por uma experiência positiva de seu corpo, sua relação com o mundo ao redor será afetada de uma maneira positiva!

Fonte:
https://www.medicaljournals.se/jrm/content/abstract/10.1080/16501970213232?ref=search

Back To Top