Como reduzir a dor e a rigidez da perna afetada pela SPP?
“Recentemente, fui diagnosticada com síndrome pós pólio por um neurologista. Tenho 76 anos agora e contraí poliomielite quando tinha quatro anos. Lembro-me de minha mãe colocando emplastros de mostarda quente no meu pescoço e ombro. O que posso fazer para reduzir a rigidez muscular e a falta de mobilidade na perna esquerda afetada?”
Acho difícil dormir. Quando vou para a cama o músculo fica mais tenso, e continuo acordando com dor. Devo usar calor? Eu tomo um relaxante muscular, e isso ajuda um pouco.”
Resposta do Dr. Maynard (fisiatra certificado com mais de 35 anos de experiência na avaliação de sobreviventes da pólio).
A pressão noturna e dolorosa nas pernas enfraquecidas, afetadas pela pólio, geralmente pode ser melhorada por exercícios de alongamento, especialmente antes de dormir, bem como pela consideração cuidadosa das opções para reduzir o uso excessivo de músculos fracos ou enfraquecidos.
Ambas as opções requerem avaliação cuidadosa por profissionais de reabilitação experientes (médicos e terapeutas) e testes eletromiográficos podem ser úteis na confirmação do seu diagnóstico de SPP, bem como na extensão e gravidade da perda nervosa em sua extremidade sintomática. Medicamentos analgésicos orais leves e/ou cremes analgésicos tópicos podem ser de ajuda adicional para o controle da dor, mas raramente são suficientes para alívio duradouro e resolução dos sintomas sem as ações anteriores!
O Instituto Giorgio Nicoli, dispõe de vídeo sobre como fazer exercícios de alongamento em casa….Acesse: Exercícios para fazer em Casa – Síndrome Pós Pólio – Instituto Giorgio Nicoli
Fonte:
Newsletter PHI 2021 – 37-4 – Outono