Skip to content
AGENDE UMA AVALIAÇÃO PUBLICAÇÕES
SPP Andador Ou Cadeira De Rodas?

Síndrome Pós Pólio: Andador ou Cadeira de Rodas?

Dúvida enviada ao Dr. Maynard, por Sobrevivente da Pólio. O Dr. Maynard é um fisiatra, com mais de 35 anos de experiência na avaliação de sobreviventes da poliomielite. Ele fundou uma das primeiras clínicas pós poliomielite no Centro Médico da Universidade de Michigan em 1983 e escreveu e deu palestras extensivamente sobre os efeitos tardios da poliomielite. Ele atua no Conselho Internacional de Saúde Pós Pólio há mais de 25 anos!

Pergunta enviada:

“Eu tive poliomielite aos 5 anos e agora tenho 76 anos. Tenho fraqueza nos quatro membros. Nas minhas pernas eu sinto essa fraqueza há muito tempo, enquanto meus braços e ombros começaram a ficar mais fracos há 2-3 anos. Não consigo levantar meu braço esquerdo além do ombro. Meu braço direito está melhor, mas não é bom. O pessoal daqui onde estou,  sugere que eu faça exercícios de fortalecimento para meus ombros e escápula. Eu tenho dúvida sobre isso, já que todos os quatro membros são fracos. Eu tenho um andador e uma cadeira de rodas, todos acham que eu deveria me esforçar mais para usar o andador para me fortalecer mais.  Seria melhor?”

Resposta Dr. Maynard:

Nunca é fácil saber se uma nova fraqueza na vida adulta de um sobrevivente da poliomielite é causada pela Síndrome Pós Pólio (SPP)  ou por outros problemas comuns relacionados à idade, como tendinite / bursite do ombro que leva a movimentos restritos do ombro e fraqueza.

Como a fraqueza de seu braço é bastante recente, eu recomendaria que você avaliasse tratamentos fisioterapêuticos (ou outros) para o ombro, para restaurar um bom movimento passivo e para exercícios de fortalecimento. Se as diretrizes para os exercícios de fortalecimento forem suaves e forem seguidas, não haverá risco de danos e é provável que haja algum benefício.

Com relação à questão de usar seu andador versus sua cadeira de rodas para a mobilidade diária, isso depende estritamente de quão longe e com que frequência você anda, bem como o esforço e a segurança de andar com o andador. Certamente, é benéfico para a saúde geral continuar fazendo, pelo menos, alguma caminhada durante o maior tempo possível, supondo que isso possa ser feito sem risco de cair.

Aconselho que leia um excelente guia que ensina a fazer exercícios para preservar a força e a função dos ombros. Ele se chama  “SOS – Salve Nossos Ombros: Um Guia para Sobreviventes à Pólio”, de autoria de Kuehl, Costello e Wechsler. O Instituto Giorgio Nicoli, disponibiliza esse livreto em português no link :

https://institutogiorgionicoli.org.br/wp-content/uploads/2022/09/Save-Our-Shoulders-por.pdf

Fonte:
https://post-polio.org/

Back To Top