skip to Main Content
Acessibilidade Em Casa!

Sobrevivente da Pólio: Acessibilidade em Casa!

Matéria escrita pelo Sobrevivente da Pólio, Ricardo Hardine.

“À medida que progredimos na vida, todos encontramos obstáculos em nosso ambiente construído. E a medida que avançamos em nossos últimos anos, esses obstáculos parecem apenas se tornar mais formidáveis. No entanto, não somos impotentes diante dessas barreiras. Em nenhum lugar isso é mais verdadeiro do que em nossas próprias casas. Existem inúmeras mudanças que podemos fazer em nosso ambiente doméstico para torná-lo mais seguro e acessível.

Quer se trate de uma remodelação ou de uma nova construção, devemos abordar os projetos potenciais observando com cuidado as nossas limitações funcionais. Vejamos algumas mudanças práticas que podemos fazer para acomodar nossa mobilidade limitada, incluindo algumas que fiz em minha própria casa.

Vamos começar fora. Os terrenos ao redor de nossa casa permitem fácil acesso à nossa horta, a garagem do carro, ao galpão de plantio, etc. Os caminhos foram construídos com quatro polegadas de concreto e vergalhões, com padrões de estêncil de tijolo no concreto. O acesso externo à nossa casa pode ser feito por qualquer uma das quatro portas externas que estão no mesmo nível.

Idealmente, o acesso à casa não deve ser fisicamente difícil ou ter obstáculos. Uma rampa acessível pode ser usada em portas que tenham acesso direto à sua casa. Deve-se ter cuidado com limiares muito altos, pois podem ser um obstáculo que pode levar a quedas e ferimentos. As soleiras podem ser equipadas com uma rampa de acesso que cobre a soleira das portas exteriores e interiores. As portas devem ser fáceis de abrir e fechar e ter molas leves para facilitar o fechamento. Deve-se considerar a existência de luzes externas nas portas, proporcionando entrada e saída seguras da casa.

Deve-se prestar atenção às soleiras das portas em toda a casa. Há uma variedade de limites a serem considerados. Os limiares amplos e as diferentes medidas de altura facilitam a caminhada com um dispositivo auxiliar ou cadeira de rodas de uma área de superfície para outra. As outras portas em toda a casa devem utilizar maçanetas de fácil abertura, em vez de maçanetas redondas típicas. Você precisa considerar se deseja que as portas abram para fora ou para dentro.

Sua cozinha deve ser avaliada levando em consideração seus pontos fortes e fracos. A localização de equipamentos e utensílios de cozinha deve ser avaliada quanto à facilidade de uso e acesso à energia. Os armários devem ser facilmente acessíveis.

Você pode considerar uma prateleira retrátil para acesso. Eletrodomésticos como lava-louças, fogão, forno e geladeira precisam ser colocados em um local próximo à área de preparação. Cooktops e fornos devem ser equipados com controles frontais para acesso seguro e poder desligar em um horário específico.

Uma bancada mais baixa com uma pia pequena pode fazer muita diferença na hora de cortar legumes ou fazer café. Ao considerar o layout, considere a distância entre a geladeira, sua área de trabalho e os armários/gavetas para que você tenha força e capacidade de acessar os equipamentos necessários. Além disso, leve em consideração a localização de facas, interruptores elétricos e recipientes.

As instalações elétricas em toda a casa devem fornecer iluminação suficiente para seus caminhos, áreas de trabalho e banheiros. Os interruptores elétricos devem estar localizados onde sejam de fácil acesso. Você pode considerar persianas que podem ser controladas remotamente em vez de ter que se levantar para subir ou abaixá-las. Se você usa uma cadeira de rodas elétrica ou scooter, precisa ter um lugar no quarto onde possa carregar as baterias.

No escritório, uso um suporte de leitura que elimina a necessidade de segurar um livro ou papel e a necessidade de flexionar o pescoço.

Os banheiros exigem muito planejamento e design criativo. Você precisa considerar a temperatura da água, o acesso a uma pia, banheira, chuveiro e vaso sanitário. Todo o sistema de piso em nosso banheiro é de cerâmica, instalada de tal forma que a água escorra de volta para o piso do chuveiro. A pia acessível tem espaço suficiente embaixo para uma cadeira de rodas. O sistema de drenagem da pia está localizado na parte traseira da cuba da pia, de modo que os canos de escoamento ficam na parte de trás, próximos à parede. O banheiro principal foi construído com uma grande banheira. Há um banco de controle remoto na banheira para levantar e abaixar com segurança a cadeira na água morna do banho.

Nosso quarto principal possui um closet embutido no centro da sala com uma grande porta e espaço de acesso para caminhar ou entrar de cadeira de roda, com dois níveis de roupas penduradas. Há uma grande abertura na área do quarto com cubículos embutidos para facilitar o acesso a jeans, moletons, suéteres, etc. Os 30 cubículos quadrados fornecem fácil acesso às roupas.

É claro que nem todo mundo precisará ou poderá fazer todas essas mudanças em sua casa. Para você, pode ser tão simples quanto mover os tapetes da área para uma caminhada mais segura. Ou pode ser tão complicado quanto instalar eletricidade para um sistema de transferência para a cama, cadeira, banheiro ou elevador de banheira. A equipe que você utiliza pode ajudar a identificar suas necessidades de acessibilidade atuais e futuras.

Sua força, amplitude de movimento, equilíbrio, audição e visão devem ser levados em consideração. Você também deve considerar essas questões com seu cuidador principal, especialmente se depender dele para transferências ou outras tarefas extenuantes.

Uma observação final: você provavelmente notará muitos tipos diferentes de dispositivos assistivos ao pesquisar um catálogo ou site. Não se assuste com a grande variedade de opções. Entre em contato com seu fisioterapeuta ou alguém com experiência que possa ajudá-lo a planejar”.

Fonte:
Post-Polio Health (“Independence at Home,” Vol. 38, No. 2, Spring 2022).

Back To Top